10 de Novembro de 2024

"A NOVENA DE NATAL E SUA IMPORTÂNCIA"

Poucos dias nos antecedem do novo, importante e intenso tempo do Advento. Tempo onde a Igreja vive a experiência da expectativa, da espera do Cristo que vem. Trata-se de uma espera alegre, cuidadosa e vigilante. Sempre que nós pensamos Advento, nós nunca o pensamos em relação a presentes ou em relação a alimentos, mas o pensamos sempre em relação a Jesus. Ele é o nosso presente, Ele é o nosso alimento. Deste modo, em preparação para esse tempo rico, a Igreja nos propõe a Novena de Natal.

“A Novena de Natal é uma oportunidade de acolher o Natal não apenas como uma festa, mas como um convite para entrar em um diálogo profundo e transformador com o Criador, que se fez criança para estar entre nós. Nesta Novena, com o tema ‘Nasce a Esperança’, somos guiados a contemplar o Mistério da Encarnação com um olhar renovado, vendo o Presépio como uma cena de humildade e também como o início do caminho do Ano Santo de 2025, marcado pelo tema ‘Peregrinos de Esperança’” (ed. CNBB). É justamente pelo prisma desta Virtude Teologal, “Esperança”, que a Novena se desenvolve, propondo para cada encontro reflexões relevantes tais como: Viver a esperança na infância; Viver a esperança na vocação; Viver a esperança na velhice; Viver a esperança na comunidade; Viver a esperança na família; Viver a esperança no trabalho; Viver a esperança na saúde e na doença; e Viver a esperança nas alegrias e nas tristezas.

A Novena de Natal, além do encarte para as portas das casas, conta também com gravuras especiais para as crianças, com atividades educativas relacionadas ao Tempo do Advento e do Natal. É, portanto, tempo e oportunidade de revitalização da esperança, mas de uma esperança ativa e envolvente. Ela não é uma simples reunião, mas sim, ocasião de experimentar na nossa vida o que Deus também espera de nós. É experimentar o espírito do Natal que aproxima as pessoas, que cria laços e fomenta a “cultura do encontro”. Vivenciemos a Novena de Natal. Reúna o seu grupo, a sua comunidade e a sua família. A alegria do Evangelho que é o próprio Cristo que vem, passa pela experiência do encontro.