06 de Agosto de 2024

"SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA"

A Semana Nacional da Família ocorre no mês vocacional, em agosto, e tem início no segundo domingo, dia 11 e vai até dia 17. A Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB faz uma proposta de reflexão para vivenciar bem esta semana que tem como tema: FAMÍLIA E AMIZADE SOCIAL e propõe uma reflexão para cada dia.

No primeiro encontro o convite é para refletir sobre a missão que Deus confia, em primeiro lugar, aos pais. A missão de educar os filhos. Entendemos que os primeiros educadores para a vida social, cultural e religiosa, são os pais, sem esquecer da importante contribuição dos avós, dos padrinhos e dos parentes. A criança que é acolhida e cresce em um ambiente de fé e amor não terá dificuldade de conviver em sociedade.

A maioria das famílias vivem em contato com a cidade, grande ou pequena, uma comunidade, aonde as pessoas se encontram e criam amizades verdadeiras. O espaço de laser, de educação escolar e de celebrar a fé, geralmente é o mesmo. Por isso, é fundamental cultivar a amizade entre os vizinhos. Na realidade da vida; um cuida do outro. Na comunidade de fé, somos uma família de muitos irmãos.

“Não vos chamo de servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, pois vos dei a conhecer o meu pai que está no céu”. Jesus é aquele que está sempre perto, é o amigo que nunca nos abandona. Nele podemos depositar nossa confiança, porque Ele nunca decepciona.

Jesus se faz tão perto que “quando dois ou três estiverem reunidos em seu nome, ele está ali no meio”, Ele está sempre por perto. Em tempos de intimismo, em que conta é o que eu acho ou o que eu quero. Jesus se faz próximo para ouvir, na alegria e na dor. Ele nos ouve sempre. Nunca impõe, só convida para uma vida mais plena de amor.

Jesus nos convida a viver em harmonia com o mundo, a casa comum, o próximo, com aqueles que comigo desfrutam dos mesmos ambientes. Os pais e avós, os irmãos e amigos. Nada pode substituir a presença amiga e amável do outro, mesmo que seja só para ouvir sem ocupar-se com o tempo ou o telefone.

Vivemos em tempos difíceis e de grandes desafios nas famílias: mortes pré-maturas, enfermidade e pandemias, ódio e divisão entre os familiares, inseguranças em relação as futuras gerações, etc.

Acreditamos que a família é o porto seguro para enfrentar e ultrapassar todas as adversidades da vida e do mundo. Sagrada família de Nazaré. Nossa família vossa é!


Image title