08 de Julho de 2024

"SUCESSÃO APOSTÓLICA"

No dia 19 de abril de 2017 recebi um comunicado da nunciatura apostólica me informando: “o senhor foi eleito para a sucessão apostólica”. Vários sentimentos vieram à mente. Por que eu? E agora o que será de minha vida? Nesses dias estava acontecendo o mutirão de confissões em preparação à Páscoa. Era dia de ir na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Meio atordoado fui cumprir o compromisso. O local era um salão aonde a comunidade rezava as missas. O ministro conduziu-me até o local com duas cadeiras. “O senhor fica aqui”. Depois que sentei, deparei com o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao meu lado. Não me lembro quantas pessoas atendi, mas lembro-me com frequência da minha oração. Nossa Senhora Socorrei-me!

No dia 17 de maio de 2024, às 16h20min., o Senhor Núncio, Dom Giambattista Diquattro, me chama em vídeo pelo WatsApp para dizer: “o Senhor foi transferido pelo Santo Padre o Papa Francisco para suceder a Dom Sérgio Braschi na Diocese de Ponta Grossa-PR”. Um misto de sentimentos tomou conta do meu coração. Por que eu? E agora? Muitos pensamentos vinham à mente. Minha agenda indicava celebração eucarística e crisma em Corumbataí do Sul. Passei no seminário São José para levar comigo os três seminaristas do propedêutico. Não tinha vontade de falar. Estava difícil entender tudo o que estava acontecendo.

Ao chegar em Corumbataí do Sul, fomos ao salão paroquial, pois a Igreja está em reforma. Ao entrar no salão, bem próximo do sacrário estava a imagem do São Pedro, padroeiro daquela comunidade paroquial. Sentei para rezar. O texto da missa do dia era João 21,15-19. Ali estava a tríplice pergunta de Jesus. “Pedro tu me amas?” A resposta de Pedro conforta o meu coração: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.

Não satisfeito com as respostas colhidas fui a capela em minha casa. O texto agora é outro. Jesus pergunta aos discípulos: “quem sou eu pra vocês? Pedro se adianta para responder. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! Feliz é você Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e nem o sangue que lhe revelaram isso, mas sim o meu Pai que está nos céus! E eu lhe digo que você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela” (Mt 16,17).

Com esta certeza de que não são as forças humanas que sustentarão a Igreja, mas as divinas. A sucessão apostólica decorre deste encontro com Pedro e de sua resposta. “Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu”, assim Pedro é constituído como chefe dos apóstolos e da Igreja católica. Assim quis Jesus, que sua Igreja fosse conduzida pelos apóstolos.

O Papa Francisco é o 266° sucessor do ministério petrino. Em comunhão com este ministério é que vivo o meu ministério episcopal. O meu sim já foi dado no dia de minha ordenação sacerdotal. “Promete obediência a mim e aos meus sucessores? Sim! Prometo”. Essa resposta atinge toda a minha vida. Assim, a resposta ao Santo Padre o Papa Francisco é semelhante a do dia de minha ordenação sacerdotal. Estou a serviço da Igreja, e do povo de Deus, aonde achar que eu seja útil, pode me mandar. Então ficou marcado a divulgação da minha transferência para a Diocese de Ponta Grossa para o dia 10 de junho.