06 de Agosto de 2020

"A Iniciação à Vida Cristã e a Inspiração Catecumenal em tempos de pandemia"

A pandemia tem nos limitado quanto as atividades pastorais, e um dos grupos mais afetados tem sido a Iniciação à Vida Cristã (Catequese de Adultos e Infantil, e os Itinerário de preparação para o Batismo e Matrimônio, inspirados na dinâmica catecumenal).

Os dias vão passando, os casos vão aumentando, no entanto, a evangelização não pode ficar estagnada. É tempo de reinventar. Não podemos perder o contato com os nossos fiéis, que cotidianamente vivenciam a vida da comunidade, por meio das celebrações, adoração, encontros de pastorais e movimentos, dentre tantas outras atividades. Idosos, crianças, gestantes, os doentes, tem vivido a Igreja doméstica de maneira mais intensa. Momento este, que todos somos convidados a resgatar a beleza da Igreja nas casas.

Em nossa querida Diocese de Campo Mourão, mesmo diante da dor e sofrimento de tantos irmãos e irmãs, temos buscado ressignificar nossa caminhada pastoral. A Catequese de Adultos, o Itinerário de preparação para o Batismo e Matrimônio, tem acontecido em diversas paróquias de nossa Diocese.

A iniciação à vida cristã é um desafio que precisa ser encarado com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. O documento de Aparecida já nos alerta: “ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (DAp, 287).

Nesse período de pandemia, buscamos reinventar, e os encontros tem acontecido de forma online. Catequistas, introdutores, agentes de pastorais motivados diante dessa novidade, e as celebrações que ocorrerão nas paróquias respeitando o distanciamento, com todo cuidado e segurança para o bem e a garantia da saúde de todos.

Não podemos perder de vista o caminho que temos a percorrer, é assim que como comunidade de fé, fortalecemos os vínculos com nossos irmãos e irmãs, que buscam um aprofundamento na vida de fé.

Estamos falando de como levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo, como fazê-las mergulhar nas riquezas do Evangelho, como iniciá-las verdadeira e eficazmente na vida da comunidade cristã e fazê-las participar da vida divina, cuja expressão maior são os Sacramentos da Iniciação Cristã.

O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus. Vamos com coragem, iluminados pelo Espírito Santo e inspirados por Maria Santíssima, a primeira discípula missionária.