Cúria Diocesana completa 26 anos da sua criação

08 de Dezembro de 2020

Cúria Diocesana completa 26 anos da sua criação

No tempo de Dom Virgílio entre tantas obras fundamentais para a pastoral da nossa Diocese, foi construída também a Cúria Diocesana, idealizada pelo padre Jorge Wostal, inaugurada e abençoada no dia 8 de dezembro de 1994.

Neste ano, o edifício que em 2012 passou por uma ampliação, completa seus 26 anos de inauguração, na solenidade da Imaculada Conceição.

A Cúria Diocesana é o “coração” da Diocese, onde o bispo diocesano atende e também é o responsável, por isso um dos seus nomes é “mitra”. Na nossa Diocese, a Cúria é composta por oito setores, sendo eles: secretaria geral, chancelaria, contabilidade, câmara eclesiástica, arquivo histórico, museu diocesano, secretaria da coordenação diocesana da ação evangelizadora e o Jornal Servindo, que é setor responsável pela comunicação da diocesana.

Atualmente, são 11 colaboradores que se dedicam diariamente em prol das funções da Diocese. Além dos colaboradores, 5 padres também têm a sua presença ativa com funções direcionadas a Cúria: Genivaldo Barboza (Vigário Geral), Adilson Naruishi (Chanceler e Coordenador do Jornal Servindo), João Donisetti Pitondo (Ecônomo), Gaspar Gonçalves (Coordenador do CDAE) e Jurandir Coronado Aguilar (Diretor responsável do arquivo histórico diocesano e do museu).

(Atuais colaboradores da Cúria)

(Cúria na sua inaugiração)