Os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora no Paraná iniciaram na tarde da segunda-feira, 9 de maio, no Seminário Santo Agostinho, em Maringá (PR), um encontro de estudos e encaminhamentos, que foi até o meio-dia de hoje, 11 de maio.
O encontro, que contou com a participação de 23 padres, foi coordenado pelo bispo de Guarapuava (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski. Nossa Diocese esteve representada pelos padres Gaspar Gonçalves, coordenador da ação evangelizadora e pelo padre Wesley de Almeida, assessor da Pastoral da Liturgia e administrador paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão.
Após dois anos de restrições devido à pandemia, nos quais foram possíveis somente encontros remotos, o grupo se reuniu presencialmente, colocando como primeiro trabalho da pauta uma partilha pessoal e pastoral.
Padre Gaspar destacou como muito positiva a possibilidade de, novamente, estar próximo aos padres de outras dioceses que exercem a mesma função. “A partilha de vida, das alegrias e das angustias é muito importante. É saber que todos nós temos conquistas e perdas semelhantes nessa caminhada de evangelização. Nesse encontro percebemos a riqueza das dioceses, apontando um horizonte comum nos trabalhos. Muita gratidão por ter participado”, disse padre Gaspar.
(Padre Gaspar, dom Bruno e padre Wesley)
Ontem, na parte da tarde, nosso bispo diocesano Dom Bruno, esteve presente no encontro para ministrar uma formação sobre a Pastoral do Dízimo. Dom Bruno é o bispo referencial do Dízimo no Regional Sul 2. O bispo iniciou sua reflexão a partir da pergunta: “Por que é tão difícil falar sobre o dízimo?”. A partir de então, ele recordou como o dízimo é abordado na Bíblia, desde o tempo de Abraão, quando o dízimo era algo voluntário, até o tempo dos Atos dos Apóstolos, quando nasce a Igreja, a partir da partilha dos bens.