Coordenação da Ação Evangelizadora participa de encontro presencial em Maringá

11 de Maio de 2022

Coordenação da Ação Evangelizadora participa de encontro presencial em Maringá

Os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora no Paraná iniciaram na tarde da segunda-feira, 9 de maio, no Seminário Santo Agostinho, em Maringá (PR), um encontro de estudos e encaminhamentos, que foi até o meio-dia de hoje, 11 de maio.

O encontro, que contou com a participação de 23 padres, foi coordenado pelo bispo de Guarapuava (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski. Nossa Diocese esteve representada pelos padres Gaspar Gonçalves, coordenador da ação evangelizadora e pelo padre Wesley de Almeida, assessor da Pastoral da Liturgia e administrador paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão.

Após dois anos de restrições devido à pandemia, nos quais foram possíveis somente encontros remotos, o grupo se reuniu presencialmente, colocando como primeiro trabalho da pauta uma partilha pessoal e pastoral.

Padre Gaspar destacou como muito positiva a possibilidade de, novamente, estar próximo aos padres de outras dioceses que exercem a mesma função. “A partilha de vida, das alegrias e das angustias é muito importante. É saber que todos nós temos conquistas e perdas semelhantes nessa caminhada de evangelização. Nesse encontro percebemos a riqueza das dioceses, apontando um horizonte comum nos trabalhos. Muita gratidão por ter participado”, disse padre Gaspar.

(Padre Gaspar, dom Bruno e padre Wesley)

Ontem, na parte da tarde, nosso bispo diocesano Dom Bruno, esteve presente no encontro para ministrar uma formação sobre a Pastoral do Dízimo. Dom Bruno é o bispo referencial do Dízimo no Regional Sul 2. O bispo iniciou sua reflexão a partir da pergunta: “Por que é tão difícil falar sobre o dízimo?”. A partir de então, ele recordou como o dízimo é abordado na Bíblia, desde o tempo de Abraão, quando o dízimo era algo voluntário, até o tempo dos Atos dos Apóstolos, quando nasce a Igreja, a partir da partilha dos bens.