Padres assumem direção do Lar dos Idosos em Campo Mourão

04 de Stembro de 2021

Padres assumem direção do Lar dos Idosos em Campo Mourão

O comunicado foi feito neste sábado (04/09), quando o padre Adilson M. Naruishi, foi eleito novo presidente da entidade, depois da Assembleia realizada pelos Vicentinos do Conselho Metropolitano e Conselho Central.

Durante quase 50 anos a direção do Lar era feita pelos Vicentinos do Conselho Central de Campo Mourão, que após encontrar dificuldades em administrar o Lar, decidiram entregar o trabalho para outro grupo que tivesse condições de continuar a missão.

Após várias reuniões, algumas com a presença do bispo diocesano Dom Bruno, os padres do Decanato de Campo Mourão, assessorados por um grupo de leigos, decidiram assumir a direção do Lar, na tentativa de dar continuidade ao grande trabalho que a entidade presta a sociedade, principalmente aos idosos.

Com a mudança de estatuto e da diretoria, o Lar passa a se chamar “Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana” (antes era Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam).

O Lar de Idosos foi fundado no dia 18 de julho de 1972 (conforme consta em ata), e está localizado na Rua Antônio Frederico Ozanam, nº 59, Jardim Tomasi, e atualmente atende 41 idosos nos 3 graus de complexidade.

A missão do Lar que é fundado sob o alicerce da prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, visa realizar o acolhimento institucional de idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, proporcionando-lhes proteção social e dignidade humana.

Para o Padre Adilson Naruishi, que também é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma comunidade onde se encontra o Lar, o desejo é manter “ambiente acolhedor aos idosos que estão na instituição, visando sempre a longevidade e o bem-estar deles”, para tanto, disse ainda o padre, “nesse tempo de tantas crises em meio a essa pandemia, faz-se necessário promover urgentemente um diálogo com toda a sociedade, o poder público e judiciário, afim de incentivar e promover a participação da comunidade na atenção aos idosos acolhidos, visando fortalecer os trabalhos na instituição, pois o lar presta de forma gratuita, continuada e planejada suas ações assistenciais aos idosos em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal ou social, e nem sempre os recursos e doações recebidas são suficiente para suprir as necessidades diárias”, conclui o presidente eleito.

O padre Adilson terá alguns dias para confirmar a nova diretoria que estará à frente do Lar, e com isso iniciar o processo de transição da administração da Instituição.

Em conversa com o Jornal Servindo, o padre se mostrou apreensivo, mas ao mesmo tempo confiante, pois tem consciência que não estará trabalhando sozinho, e esse trabalho faz parte de sua missão de padre e discípulo e missionário de Jesus.

Disse ainda que é muito grato aos Vicentinos, especialmente a senhora Rosineia Maria Proença que esteve a frente do Lar até o momento. O padre disse que em momento algum quer interromper uma história tão bonita escrita até hoje, e esse foi um dos motivos que o ajudou a assumir a missão, pois como lembrou o padre, “50 anos de história e trabalho, em meio as lutas de tantos homens e mulheres que estiveram a frente dessa instituição, não pode ser simplesmente ignorado. Não é simplesmente virar uma página ou trocar o caderno. Estamos aqui para continuar a mesma história, com uma caligráfica diferente, pois serão outras mãos a escrever, mas a história é a mesma”, disse o padre, que espera manter o carisma da caridade dentro da casa onde agora será adotado como membro dessa família, junto com os outros padre e diáconos que estarão somando nos trabalhos.

Sobre a nova diretoria, o padre disse que estará se reunindo o mais breve com o clero de Campo Mourão, para definir e confirmar as novas funções.