07 de Maio de 2024

"PENTECOSTES"

“Soprou sobre ele e disse: Recebei o Espírito Santo”.

Pretendo propor uma reflexão sobre esta festa importante e significativa para a Igreja: o Pentecostes. Festa celebrada cinquenta dias depois da Páscoa, também chamada festa das colheitas, quando os israelitas agradeciam a Deus pelos dons da terra e do alto. Para nós cristãos é a festa do Espírito Santo. Festa do nascimento da Igreja. Para o Evangelista São João, no primeiro dia da semana, isto é, no mesmo dia da Pascoa, Jesus sopra sobre a comunidade e comunica seu Espírito Santo (Jo 6,22).

O sopro que vem de Deus:

No livro do Gênesis 2,7 encontramos esta passagem: “Então o Senhor Deus modelou com o pó da terra, o homem e soprou-lhe nas narinas o sopro da vida; e o homem tornou-se um ser vivo”. Daí em diante o ser vivente não consegue mais viver sem o sopro de vida.

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim:

No livro do profeta Isaías capítulo 61,1 o profeta reconhece que o Espírito de Deus, o sopor de vida que está sobre ele é para uma missão: “levar a boa nova ao pobre e proclamar o ano da graça do Senhor...”.

O Espírito Santo está sobre ti:

O anjo de Deus comunica a Maria: “Alegra-te cheia de graça! O Senhor está contigo”. Maria não entende o que está acontecendo, mesmo assim, aceita a missão anunciada. O anjo, aquele quem fala em nome de Deus, diz: não temas, “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do altíssimo te cobrirá com tua sombra” (Lc 1,35).

Soprou sobre eles:

Jesus soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo”. Em seguida confia-lhes uma missão; “A quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados” (Jo 20,23). De agora em diante os discípulos de Jesus compreendem que a missão de Jesus continua por eles. “Como o Pai me enviou, eu também envio vocês”.

O Espírito Santo com os discípulos:

Pedro cheio do Espírito Santo disse-lhes: “Jesus aquele que vós crucificastes e que Deus o ressuscitou dos mortos; somente Ele é que nos garante a salvação e nenhum outro” (Atos 4,8.10). Assim nasce a missão da Igreja.

Os Apóstolos cumprem a missão recebida:

O Espírito Santo desceu sobre eles como um vento impetuoso e em línguas de fogo; e eis que começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2,1-4). Assim pelo poder que o Senhor lhes concedeu eles continuaram a mesma missão de Jesus por todos os cantos do mundo.

Os Cristãos dos nossos dias:

No Batismo a Igreja nos diz: “Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). E na Crisma com a imposição das mãos e a oração da Igreja recebemos os dons do Espírito Santo: “recebe por este sinal o Espírito Santo de Deus”. Em cada cristão o sopro divino e o Espírito Santo se fazem presentes. Por isso são chamados de CRISTÃOS. A vida de Cristo, o sopro divino, está em cada batizado.

A missão continua:

Receber o Espírito Santo não é em vista de um benefício pessoal. A vinda do Espírito Santo está sempre ligada a uma missão. “O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14,26). A mesma missão de Jesus continua na Igreja através dos cristãos leigos e leigas, guiada pelo Espírito Santo e conduzida por seus pastores para proclamar a todos os povos e nações que o Reino chegou e que Jesus é o nosso salvador.


Image title