16 de Agosto de 2023

"VOCAÇÃO: Graça e missão"

“Corações ardentes e pés a caminho”

Olhando para as Sagradas Escrituras, vemos que Deus suscitou no meio do povo inúmeras pessoas que exerceram um papel preponderante na obra da salvação. No Antigo Testamento temos exemplos como o de Abraão (Gn 12, 1-5), Abraão levou consigo toda sua família. Moisés (Ex 3, 1-5), Deus chamou: “Moisés! Moisés! Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’” Samuel (1Sm 3, 1-10), “O Senhor chamou Samuel. Samuel! Samuel! E ele respondeu: ‘Fala, teu servo escuta’” Jeremias (Jr 1, 4-10), “Veio a mim a Palavra do Senhor: ‘Antes que te formasse no seio de tua mãe, eu te conheci, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e fiz de ti profeta para as nações’. Respondi: ‘Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou apena um menino’. O senhor me respondeu: Não digas ‘sou apenas um menino’, pois irás a todos a quem eu te enviar e dirás tudo o que eu te mandar dizer”.  Foram homens simples a quem Deus chamou ao seu serviço e que, embora com medos e resistências, não deixaram de dar uma resposta afirmativa a Ele.

No Novo Testamento, Deus continuou convocando homens e mulheres ao seu seguimento. “Jesus foi a montanha para orar, e passou a noite em oração a Deus. Depois chamou os discípulos” ( Lc 6,12-13).  Chama também Maria. Diante do chamado, mesmo com dúvidas, ela responde: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça –se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Os discípulos deixaram tudo e “imediatamente seguiram o Senhor”.

Promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade é um objetivo desafiador deste Ano Vocacional e deve englobar muitas estratégias de ação. Aprofundar isso, ser capaz de se sensibilizar pelo outro e estar disposto a somar forças, significa mudança de postura, individual e comunitária. Pessoas e ambientes com cultura vocacional despertam vocações, “todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. (cf. Texto Base do III Ano Vocacional n.156).

A animação vocacional consiste em fomentar e inspirar a fecundidade vocacional do corpo apostólico de toda comunidade cristã, que nos faz a todos animadores de vocações. É necessário passar da responsabilidade assumida por um só animador vocacional à responsabilidade assumida por todos: a comunidade vocacional. Uma comunidade identificada com seu carisma e missão motivará vocacionalmente aqueles que vêm em busca de uma experiência de Deus. É fundamental, portanto, o testemunho pessoal e comunitário no interior de uma proposta eclesial e apostólica significativa. (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional n.213).Image title