09 de Maio de 2023

"Maria discípula e missionária"

Maria partiu apressadamente para visitar Isabel (Lc 1,39)

Visitar o outro é uma característica de todo missionário. Jesus visita seus amigos: Marta, Maria e Lazaro. Maria visita sua prima Isabel. O catequista visita o catecúmeno. O devoto de nossa senhora também é um autêntico visitador. Penso que visitar alguém aproxima muito quem tem “alma mariana” de quem conhece pouco sobre Maria, sobre Jesus e sua Igreja.
Encontro muitas pessoas que aprenderam a gosta de Maria, ser devoto fervoroso, depois de uma experiência de rezar o terço. Aprenderam como a jovem e humilde Maria que no seu sim Fez-se discípula do Filho de Deus. Ao saber de sua prima Isabel, fez-se missionária, vai ao encontro e anuncia a encarnação. Essa experiência foi tão forte que deseja viver como Maria a Mãe de Jesus. Vou descrever algumas coisas que escuto nos encontros com os devotos de Nossa Senhora; discípula e missionária:

1. Com Maria discípula, aprendi o valor da oração e do conhecimento da Palavra de Deus para poder ter familiaridade com Ele e ler a sua manifestação na história.

2. Com Maria discípula, aprendi que a fé de Abraão não tem sentido se nossas atitudes não nos levarem ao encontro dos mais necessitados.

3. Com Maria discípula, aprendi que Deus age na história através de nós e que, se o planeta e a relação entre os seres humanos e a natureza não estão bem, é porque não fazemos a nossa parte.

4. Com Maria discípula, aprendi, que a fé se expressa na comunhão, na solidariedade e na justiça e que, se não a traduzimos em gestos concretos somos como sal sem sabor.

5. Com Maira discípula, aprendi, que ser cristão é ir ao encontro do outro.

6. Com Maria discípula, aprendi que o Filho de Deus não é o deus dos soberbos, dos opulentos, dos violentos, mas dos pequenos e simples.

7. Com Maria discípula aprendi que estar aos pés do Mestre ouvindo-o e guardando no coração sua Palavra é também estar presente em seu projeto libertador, nas lutas por vida em plenitude.

8. Com Maria discípula aprendi que ser discípula é também ser missionária, é ser igreja em saída anunciando o amor de Jesus até os confins do mundo, com a Palavra e com a vida.

9. Com Maria Missionária, aprendi que ser missionária é levar Jesus Cristo e sua mensagem a todos, assumido o meu batismo até as últimas consequências.

10. Com Maria missionária, aprendi a estar atenta ao Espírito Santo que se manifesta na comunidade reunida em nome de Jesus.

11. Com Maria missionária, aprendi que preciso ser presença misericordiosa na vida das pessoas, pois, através delas exerço a compaixão e a ternura de Jesus.

12. Com Maria missionária, aprendi que ser missionária é ir onde há maior necessidade de maior serviço ao irmãos e irmãs.

Com Maria rezo diariamente pedindo sua intercessão para que eu seja fiel ao projeto de Deus em minha vida, que eu também seja um discípulo missionário comprometido e disponível para Deus e para a Igreja. Que eu viva com fidelidade para corresponder à vontade de Deus em minha vida.
Amém!