15 de Fevereiro de 2023

"Ano vocacional: segredos da vocação"

Esta é a terceira vez que a Igreja promove o “Ano Vocacional”. O Tema é:  “Vocação: graça e missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado no encontro de Jesus com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35. O “Ano Vocacional” vai de 20 de novembro de 2022 à 26 de novembro de 2023.

Quero propor com este artigo uma reflexão sobre os segredos da vocação. Deixo claro aqui que estou falando de todas as vocações. Certamente você já ouvir alguém dizendo: “vocação acertada é pessoa feliz”. Mas como saber se estou no caminho certo? Ou, que caminho percorrer para acertar na vocação? É sobre isso que quero falar.

Um dos aspectos essenciais da vocação é a experiência do discipulado: “permanecer com Ele”. Essa dimensão de proximidade é a raiz primeira e fundamental da nossa fé. De fato, a fé em Jesus implica na experiência de proximidade, de intimidade, de estar junto com Ele. Essa experiência de proximidade e de convivência posso dizer que é o segredo de toda vocação. Ela dá aos discípulos e discípulas a força espiritual interior e o conteúdo necessário para responder ao chamado que Deus faz.

Quem aceitou o convite de Jesus para permanecer com Ele e entrou em seu discipulado é chamado a configurar-se a Ele e a tê-lo como referencial de vida na missão do Reino, bem como, na experiência e intimidade com o Pai. Só Ele pode nos revelar e fazer conhecer o Pai e seu amor por nós (Texto-Base, n. 131).

Nossa vocação se concretiza na comunidade aonde vivemos. Seja na vida consagrada ou leiga. Todos somos chamados a viver na intimidade pessoal e permanecer com Ele aonde Ele chama. Assim, vivendo a mística do permanecer com Ele é que vamos progredindo na consciência vocacional.

Na Igreja e na paróquia são campos aonde Deus lança a semente vocacional para os serviços que Ele precisa: catequistas, introdutor, liturgia, visitar os doentes, atender os mais fragilizados, grupos de oração, grupos de famílias, pastoral familiar, serviço com os jovens, vida consagrada, diáconos, padres, etc. São vocações para tornarem-se próximos. Para permanecer com Ele.

Assim, Consciente do que é fundamental para descobrir a vocação, quero dizer que o grande objetivo deste ano vocacional é criar uma “cultura vocacional”. Todas as vocações são necessárias e importantes, o mesmo Deus que chama para uma, também chama para outra. Por isso, fique atento, quem sabe Deus está te chamando para algum serviço na Igreja.