15 de Fevereiro de 2022

"Por uma Igreja Sinodal"

Conforme a programação de nossa participação no processo sinodal que está acontecendo em toda Igreja católica, estamos na fase de conscientização. Neste período vamos formar as equipes de serviço, dar as formações e informações necessárias para o bom êxito do nosso trabalho.

O “Sínodo” é a oportunidade de todos os batizados participarem efetivamente da missão da Igreja. Gosto de lembrar o que o Papa Francisco diz na Evangelli Gaudium: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se torne um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender nesse sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias... em atitude de saída e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece sua amizade” (EG, n. 27).

“A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: ‘fez-se sempre assim’. Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades” (EG, n. 33).

O sínodo é oportunidade de escutar todos os fiéis, sem discriminação e preconceitos. Nessa fase Diocesana desejamos que as paróquias organizem o máximo de grupos possíveis para promover o debate. De preferência em grupos pequenos, 5 a 10 pessoas. A equipe diocesana para o Sínodo oferece um QUESTIONÁRIO para facilitar o diálogo. São dez núcleos temáticos para orientar o debate.

“Praticar a sinodalidade é, hoje para a Igreja, a maneira mais evidente de ser ‘sacramento universal da salvação’” (LG, n. 48).

Uma questão bem prática. O grupo reúne-se para o diálogo. Primero passo: conhecer o coordenado ou moderador e o(a) secretário(a). Segundo passo: Oração ao Espírito Santo. Terceiro passo: apresentar os núcleos temáticos. Quarto passo: Início da partilha. O coordenador também deve ficar atento ao tempo. Todos devem ter oportunidade para falar. Quinto passo: O secretário faz leitura do que foi dito. Estando todos de acordo com o texto o coordenador conclui o encontro com uma oração.

Desejo bom trabalho a todos. Façam tudo em espírito de serviço e oração. Desde já agradeço imensamente.