04 de Novembro de 2021

"A conversão pastoral - parte 3"

Igreja Sacramento da promessa

Estamos vivendo em clima de sinodalidade. No dia 10 de outubro de 2021 o Papa Francisco fez a abertura do sínodo dos Bispos que vai até outubro de 2023. Neste período nossas paróquias deverão promover várias oportunidades para as pessoas participarem.

“Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Eu não deixarei vocês órfãos. ” (João 14, 16-18).

No dia 18 de setembro o Papa Francisco fez um discurso por ocasião do encontro com os fiéis da Diocese de Roma e eu transcrevi alguns parágrafos aqui.

Igreja sinodal significa uma Igreja conduzida pelo Espírito Santo isso significa dize que é o Espírito Santo quem a conduz. Os problemas sempre acompanharam e acompanham a Igreja desde sua criação, mas as soluções devem ser buscadas dando a palavra a Deus e às suas vozes no meio de nós; rezando e abrindo os olhos para tudo o que nos rodeia; praticando uma vida fiel ao Evangelho; interrogando a Revelação segundo uma hermenêutica peregrina que sabe conservar o caminho iniciado nos Atos dos Apóstolos.

Uma Igreja que começou com os primeiros Apóstolos e continua. Quando a Igreja para, não é mais Igreja, mas uma bela associação piedosa, porque enjaula o Espírito Santo. Hermenêutica peregrina que sabe conservar o caminho iniciado nos Atos dos Apóstolos. Caso contrário, o Espírito Santo seria humilhado.

Eu pergunto a vocês: antes de começarem este caminho sinodal, a que vocês estão mais inclinados: a conservar as cinzas da Igreja, isto é, da associação de vocês, do grupo de vocês, ou a conservar o fogo? Vocês estão mais inclinados a adorar as coisas de vocês, que lhes fecham – eu sou de Pedro, eu sou de Paulo, eu sou desta associação, desse movimento, dessa pastoral e vocês da outra, eu sou padre, eu sou bispo – ou vocês se sentem chamados a conservar o fogo do Espírito?

Desse modo, prevaleceu o respeito por todas as sensibilidades, temperando os excessos; valorizou-se a experiência tida por Pedro com Cornélio: assim, no documento final, encontramos o testemunho do protagonismo do Espírito nesse caminho de decisões e da sabedoria que é sempre capaz de inspirar: “Pareceu bem, ao Espírito Santo e a nós, não lhes impor outra obrigação”, exceto a necessária (At 15,28).

“Nós”: neste Sínodo, andamos pela estrada de poder dizer “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”, porque vocês estarão em diálogo contínuo entre vocês, sob a ação do Espírito Santo, também em diálogo com o Espírito Santo.

Não se esqueçam desta fórmula: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não lhes impor outra obrigação”: pareceu bem ao Espírito Santo e a nós. Assim vocês deverão tentar se expressar, nesta estrada sinodal, neste caminho sinodal.

Se não houver o Espírito, será um parlamento diocesano, mas não um Sínodo. Nós não estamos fazendo um parlamento diocesano, não estamos fazendo um estudo sobre isto ou aquilo, não: estamos fazendo um caminho de nos escutarmos e de escutar o Espírito Santo, de discutir e também discutir com o Espírito Santo, que é um modo de rezar.

Se a paróquia é a casa de todos no bairro, e não um clube exclusivo, eu recomendo: deixem abertas as portas e as janelas, não se limitem a levar em consideração apenas quem frequenta ou pensa como vocês – que serão 3%, 4% ou 5%, não mais. Permitam que todos entrem... Permitam-se, vocês mesmos, ir ao encontro e se deixar interrogar, que as perguntas deles sejam as suas perguntas, permitam-se caminhar juntos: o Espírito lhes conduzirá, tenham confiança no Espírito. Não tenham medo de entrar em diálogo e se deixem sacudir pelo diálogo: é o diálogo da salvação.

Não desanimem, preparem-se para as surpresas. “Coragem, Eu estarei com vocês...”.