07 de Abril de 2021

"Ano “Família Amoris Laetitia”"

A Exortação Apostólica Pós Sinodal do Papa Francisco sobre o amor na família é um convite a todos os fiéis a reverem os valores do Sacramento do Matrimônio e a importância da Vida Familiar. Pretendo neste artigo fazer uma introdução ao primeiro capítulo “À luz da Palavra”.

Quando recorremos à Palavra de Deus para fundamentar o sacramento do matrimônio vamos encontrar na Bíblia algumas passagens. No Livro do Gênesis 2,24: “por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua esposa, e eles serão uma só carne”. No Evangelho de Mateus 19,4, Jesus disse: “nunca lestes que o criador, desde o princípio, os fez homem e mulher...” e em Apocalipse 21,2.9 onde faz referência a esposa do cordeiro. Todas essas referências remetem ao Matrimônio; no início, no meio e no final da Bíblia. Acredito que isso quer nos dizer algo muito importante sobre esse sacramento.

Diante de tamanha importância o Apóstolo Paulo relaciona o casal com o “mistério” da união entre Cristo e a sua Igreja (Efésios 5,21-33).

Quando um homem e uma mulher deixam a casa dos pais para constituir uma família, eles estão construindo um espaço sagrado. O Papa Francisco classifica esse espaço familiar como: “igreja doméstica, local da Eucaristia e da presença de Cristo” (Amoris Laetitia -AL, n. 15), formando assim uma casa que abriga a presença de Deus, a oração e por conseguinte a bênção do Senhor.

“A Bíblia considera a família como o local da catequese dos filhos... Por isso, a família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé para seus filhos. É uma tarefa “artesanal”, pessoa a pessoa” (AL, n. 16).

“A família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito Santo” (AL, n. 29).

OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS CATEQUISTAS DOS FILHOS

Em tempos de pandemia onde o isolamento social afastou as crianças e adolescentes dos encontros de fé e da celebração com a comunidade da Igreja, vimos a oportunidade de oferecer aos pais um apoio na missão a eles confiada no dia do casamento. “Educar os filhos na fé católica”.

O texto que sugerimos para os pais:  e “Família Catequética – CAMINHANDO COM JESUS”, foi preparado pela equipe de coordenação da catequese da nossa Diocese. Ele quer ser um apoio aos pais nessa missão. Estes textos tem como objetivo manter o vínculo das crianças e adolescentes com a igreja aonde moram com sua família. Nos textos vamos encontrar uma linguagem bem acessível com as orações básicas dos cristãos e uma metodologia da leitura orante da Palavra de Deus.

Nós acreditamos que com estes materiais poderemos ajudar os pais, os filhos, enfim, a família toda a fazer um verdadeiro itinerário de fé.

Essa metodologia leva a uma nova compreensão da catequese, uma mudança significativa um verdadeiro paradigma, como pede o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, n. 33: “A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: ‘fez-se sempre assim’. Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades...”.

Vamos nos unir, bispos, padres, diáconos, catequistas e famílias nessa bela missão que recebemos de Deus no dia do nosso batismo, “ir a todos os povos, ensinando-os e batizando-os”.

Dom Bruno Elizeu Versari

Bispo da Diocese de Campo Mourão