03 de Março de 2021

"Ano de São José e da “Família Amoris Leatitia”"

Sob a proteção de São José, nosso padroeiro, vivemos um tempo completamente atípico. Pedimos a sua proteção para ficarmos livres da contaminação do coronavírus.

Na vivência pastoral deste ano, queremos acrescentar mais uma atividade. Uma dinâmica semelhante ao do Movimento Apostólico de Shoenstadt - “Mãe Rainha” que é conhecida por muitos católicos. Conduzir a imagem de São José a todas as casas de nossa diocese. Podemos iniciar pelas crianças. Os catequistas entregam paras os catequizandos uma estampa de São José que deverá ser fixada na porta da casa. Entrega também um folder com orações de São José que deverá ser rezado em cada dia por toda a família. Será oferecido também uma estampa em tamanho maior de São José, que pode ser colocada em um quadro, e depois peregrinar de casa em casa, com todos os cuidados da saúde.

No dia 19 de março de 2021, a Igreja comemora também os 5 anos desde a publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia” sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurará o Ano “Família Amoris Laetitia”, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre.

A experiência da pandemia destacou o papel central da família como Igreja doméstica e também a importância dos laços entre as famílias, que fazem da Igreja uma "família de famílias" (AL 87). Por meio das iniciativas espirituais, pastorais e culturais planejadas no Ano “Família Amoris Laetitia” o Papa Francisco pretende dirigir-se a todas as comunidades eclesiais do mundo, exortando cada pessoa a ser uma testemunha do amor familiar.

No Angelus, do dia 27 de dezembro de 2020 o Papa Francisco anunciou o Ano “Família Amoris laetitia” e terá sua abertura no dia 19 de março 2021.

Assim, queremos que em todas as paróquias a Pastoral Familiar, os membros dos movimentos: Encontro de Casais com Cristo (ECC), os Marianos, os integrantes do EMM (Encontro Matrimonial Mundial), tenham como ponto de partida para os conteúdos dos estudos e reflexões o texto do Papa Francisco sobre a “Família Amoris Leatitia”. Promovam também a preparação personalizada de noivos em vista do sacramento do matrimônio. Ajudem os casais recém casados a se fortalecerem na fé para educarem os filhos na fé católica. E àqueles que vivem em nova união sejam acolhidos na comunidade paroquial.

Em um ano marcado pelo desafio de viver com o coronavírus, somos convidados a dar passos de maturidade na fé. Especialmente no que diz respeito à transmissão da fé para as crianças, adolescentes e jovens. Os pais são os primeiros e insubstituíveis catequistas de seus filhos. Por isso, queremos oferecer aos pais este subsídio para que em família, vivendo o “Ano de São José” e da “Família Amoris Leatitia” possam dar passos firmes de caminhada na fé. Contem com o nosso apoio e ajuda para esta grande missão de fazer com que os filhos “cresçam em Graça e Santidade”.