09 de Fevereiro de 2021

"Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021"

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

“Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro, inicia a Campanha da Fraternidade de 2021 será a 5º Campanha a ser trabalhada na Dimensão Ecumênica. Com sua abertura na entrada do Tempo Quaresmal e sua Coleta marcada para o Domingo de Ramos, 28 de março, os cristãos de todas as denominações são chamados em 2021 a viver e promover a dimensão do Diálogo, como método de se derrubar as barreiras da divisão, fortalecendo a unidade.

OBJETIVO GERAL DA CF 2021:
Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
A Palavra de Deus deve despertar em nossos corações um compromisso de construir uma sociedade que seja capaz de dialogar superando todas as diferenças que dificultam a “cultura do encontro”, e o desejo de Cristo de que todos sejamos um (Jo 17,21).
O compromisso do diálogo, a busca por uma sociedade digna e justa deve permear nossas ações como fruto de um seguimento sincero e profundo de Jesus Cristo.
Image titleSobre o CARTAZ: 
A arte escolhida para ilustrar o caminho fraterno de diálogo e comunhão foi elaborada pela agência Ateliê 15. O cartaz remete ao apelo de Cristo pela unidade. O secretário executivo para Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, destaca que “Cristo é a nossa paz e suas ações nos inspiram a concretiza-la por meio do nosso testemunho de vida”.