05 de Outubro de 2020

"Mês da Bíblia"

“Vossa palavra é lâmpada para meus pés, Senhor. E uma luz em meu caminho”

(Sl 118,105).

Estive pensando nesta comparação: A Bíblia e a luz. Sem luz ficamos na escuridão e podemos até cair no buraco e ter dúvidas sobre o caminho a percorrer. A Bíblia é como luz que ilumina o caminho, com ela não temos dúvidas por onde passamos. Ela nos ajuda a vencer o medo das incertezas e das dificuldades que poderão surgir.
A Bíblia nos conduz por caminhos seguros, ela é “inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (2 Timóteo 3,16).
A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética da CNBB oferece uma reflexão sobre o livro do Deuteronômio para o mês de setembro, mês da Bíblia, com o lema “abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). É um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular as relações com Deus e com o Próximo. O grande destaque deste livro é a preocupação em promover a justiça, a solidariedade com os pobres, os órfãos, a viúva e o estrangeiro. São leis humanitárias que se encontram também no código da Aliança (Ex 20-23).
A motivação para dedicar o mês de setembro como o mês da Bíblia é o fato de celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa Dâmaso (366-384) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego; a chamada vulgata.
Foi um trabalho muito grande, demorou cerca de 35 anos nas grutas de Belém onde ele vivia uma vida de penitência e oração. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus.
Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. A Carta ao Hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).
Jesus conhecia a Bíblia e a sua importância. Na tentação do deserto ele venceu o demônio com a força da Palavra. Quando o tentador pediu para que Ele transformasse as pedras em pães, para provar sua filiação divina, Jesus lhe disse: “O homem não vive somente de pão, mas de tudo aquilo que procede da boca de Deus” (Dt 8,3). Quando o tentador exigiu que Ele se jogasse do alto do templo, Jesus respondeu: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Dt 6,16). E quando satanás tentou fazer com que Ele o adorasse, ouviu mais uma vez a Palavra de Deus: “Amará o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Dt 6,13). O demônio não tem nenhuma força diante da Palavra de Deus, e São Mateus descreve: “Diante disso o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e puseram a servi-Lo” (Mt 4,11).
Durante este mês de setembro vamos reservar um tempinho a mais para estudar e aprofundar a Palavra de Deus.
Hoje com as facilidades tecnológicas podemos acessar a Palavra de Deus facilmente. Por isso, estude, medite a palavra de Deus todos os dias. Ilumine a sua vida com a luz da Palavra de Deus. É a maneira mais fácil de rezar.