16 de Abril de 2020

"Tempo da Quaresma Tempo de Quarentena"

O tempo quaresmal sempre foi para a Igreja um momento forte na espiritualidade dos fiéis, podemos observas os textos das liturgias das missas ou das outras celebrações. Todos são momentos de fortes e profundas experiências de Deus.

Com a quarentena impostas pelos órgãos da saúde para evitar a disseminação do corona vírus, o Covid 19, todos somos obrigados a ficar em casa, o que jamais imaginávamos ser possível. Quase tudo ficou parado. As Igreja fecharam as portas para evitar aglomerações de pessoas, pois um infectado pode causar um imenso risco de infecção para a multidão ao seu lado, isso é que causou a pandemia que vivemos, por isso a recomendação de ficar em casa.

Em casa, estamos todos e por meio das mídias nos encontramos, recebemos informações e rezamos. Os cuidados com contágio do corona vírus nos levou para dentro de casa. Vamos fortalecer os laços entre a família, os momentos, quem sabe mais intenso de oração.

Neste tempo da quaresma os temas bíblicos são propostas de um verdadeiro retiro. Que tal organizar no espaço no espaço da casa um local para tornar-se um santuário da família.

1-Prepare uma mesa com crucifixo, uma bíblia e uma imagem de sua devoção, escolha o horário que a Igreja oferece para a celebração da santa missa ou outro devocional e acompanhe em família.

2-Meditem a palavra rezem juntos.

3-Faça a comunhão espiritual.

4-Faça um momento de profunda comunhão com o Senhor, silencie seu coração, abra a porta de sua mente, entre em comunhão com Deus. Certamente Ele estará ao seu lado e ajudará a superar este tempo de crise que estamos vivendo.

Vamos manter em sintonia pela oração. A Igreja nos proporciona caminhos para vivermos de modo extraordinário esta quaresma e também a celebração da Páscoa.

Fiquemos em casa e unidos em oração. Façamos deste tempo uma oportunidade de viver e celebrar mais intensamente os mistérios de Jesus Cristo.