Clero da Diocese realiza retiro espiritual on-line

27 de Novembro de 2020

Clero da Diocese realiza retiro espiritual on-line

Nos dias 23 a 27 de novembro, 48 padres do clero da diocese de Campo Mourão (PR), juntamente com o bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, realizaram um retiro espiritual. O aumento de casos do Coronavírus, nas últimas semanas, fez com que esse retiro fosse uma experiência inédita e memorável na história da diocese, pois foi 100% online. Na edição do próximo Jornal, poderá ver detalhadamente a fala de Dom Amilton, Dom Bruno e de Pe. Rômullo, coordenador do clero, além das fotos dos padres em estudo e oração.

O orientador do retiro, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), conduziu as reflexões de sua casa, a cerca de 200 km de distância da sede da diocese, e cada um dos padres acompanhou também de sua casa. Essa forma de rezar, segundo Dom Bruno, foi desafiante: “Normalmente, nós fazemos o retiro em grupo, celebramos juntos, vivenciamos a experiência juntos, mas desta vez foi totalmente diferente. Cada um na sua casa, após ouvir a partilha da reflexão que dom Amilton proporcionava, se recolhia em seu silêncio, no espaço da sua casa ou em outro lugar escolhido, para rezar, meditar e aprofundar a Palavra de Deus. Com certeza, foi uma experiência incomum, mas foi possível rezar. O simples fato de se desligar das atividades diárias já é uma excelente oportunidade para rezar”.

Para a metodologia do retiro, Dom Amilton enviou, previamente, uma página com textos bíblicos, perguntas e um conteúdo reflexivo para cada retirante e, pela manhã e à tarde, fazia uma videoconferência, de cerca de 45 minutos, para aprofundar o assunto. Depois, cada padre se organizava para a oração pessoal. Ao todo foram 8 conferências sobre o tema do retiro: “A oração da Pai Nosso à luz da exortação apostólica Evangelli Gaudium”.

“Foi um retiro diferente, sem o contato físico com o pregador e vice-versa; exigente, porque postulou de cada retirante uma disciplina de horário e tempo para rezar os temas propostos. No entanto, escutando a avaliação, o resultado foi bom, porque não nos detemos há um momento circunstancial, mas no essencial da vocação e da missão, reinventando, inclusive a forma de rezar. Essa modalidade de retiro espiritual, com certeza, motivou a todos, a não cruzarem os braços durante e pós pandemia, mas encontrar saídas que alimentem a fé, a esperança a prática da caridade”, relatou Dom Amilton.

Para Dom Bruno, a experiência de um retiro do clero totalmente online, foi “memorável” para a sua Igreja diocesana e motivo de gratidão: “Como é gratificante poder parar para rezar de modo demorado, sem pressa; rezar uma, duas, três horas, o dia interior, um pedaço da noite. Porque na nossa vida de missionários evangelizadores, o alimento que nos fortalece, ou combustível que nos abastece para o serviço missionário é a oração, e o retiro é um momento privilegiado de abastecer-se, de alimentar-se da Palavra, do encontro, da experiência de Deus, para poder continuar a missão que Ele nos confia na comunidade onde Ele não chama”, escreveu o bispo.