Cáritas na Diocese

05 de Novembro de 2020

Cáritas na Diocese

Em fevereiro deu-se início a um ciclo de reuniões entre o bispo diocesano Dom Bruno, o presidente e a secretária da Cáritas regional do Paraná, os padres Gaspar Gonçalves e Valdecir Liss, e mais duas voluntárias da Diocese. Esses diálogos tiveram como intuito apresentar o trabalho realizado no Estado e o interesse de alguns voluntários em realizar também nesta Diocese. A princípio os trabalhos de articulação estão concentrados na Paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, onde foi criada uma equipe de articulação para iniciar os trabalhos em nossa Diocese.

(Entrega de alimentos e agasalhos a venezuelanos em Campo Mourão)

A inspiração nasceu da necessidade de articular um trabalho em torno de duas comunidades rurais que se encontravam sem água, depois que as nascentes terem secado após longo período de estiagem em nosso Estado. Com a organização da equipe, apoiados por alguns voluntários da Cáritas, e com o auxílio de autoridades e entidades do município, foi possível perfurar um poço artesiano em cada comunidade, através do governo estadual. Além do poço, foi adquirido caixa de água e bomba para as comunidades, e criação de um fundo solidário em cada comunidade que será destinado para instalação de encanamentos para residência.

Em Campo Mourão e Goioerê, foi iniciado um projeto de atendimento a migrantes venezuelanos, sendo entregues 21 cartões alimentação e 21 cestas básicas na cidade de Campo Mourão, 02 cartões alimentação e 10 cestas na cidade de Goioerê, concedidos através de projetos da Cáritas regional Paraná. Também houve a entrega de agasalhos, brinquedos, cobertores e agasalhos nos dias de inverno.

Também aconteceu um diálogo com o líder de uma comunidade de senegaleses na cidade de Campo Mourão, que apresentou as dificuldades encontradas em relação a permanência no Brasil.

Os trabalhos da Cáritas Campo Mourão estão dando seus primeiros frutos, principalmente com parcerias feitas junto à Secretaria de Assistência Social do Município, PROVOPAR, CRAS, CREAS, acreditando que a parceria com órgãos públicos é fundamental por ser a porta de entrada para qualquer atendimento social que esses grupos necessitem.

A Cáritas ainda tem ofertado aos migrantes da região cursos e oficinas de economia solidária, elaboração de currículos, cursos na área da informática, gastronomia e beleza, atendendo migrantes de algumas cidades da Diocese.

Que esse trabalho possa ser melhor explorado, e àqueles que tiverem interesse em conhecer mais o trabalho e colaborar, é só procurar o CDAE na Mitra Diocesana de Campo Mourão, ou pelo telefone (44) 3525-1824.

Jaqueline Batista Faria
Assistente Social e voluntária

(Organização de Comunidade Rural Barro Branco em Mamborê)