Diocese finaliza o projeto das 60 mil mudas

06 de Outubro de 2020

Diocese finaliza o projeto das 60 mil mudas

Na manhã do dia 6 de outubro, a Diocese encerrou seu projeto de distribuição de das 60 mil mudas de árvores para plantio em Campo Mourão e região. O projeto que teve apoio do Instituo Ambiental do Paraná, iniciou no dia 3 de abril deste ano para ser executado durante o Jubileu de 60 anos da criação da Diocese. Durante esses meses, as mudas foram distribuídas para as paróquias e comunidades religiosas, com o objetivo de contribuir com o meio ambiente na tentativa de eliminar o CO2 produzido pelos veículos.

O projeto teve apoio do Instituto Água e Terra (IAT), que produz e fornece as mudas. As plantas variavam entre nativas e frutíferas, sendo elas: Ipê (roxo e amarelo), Gabiroba, Guaritá, Jabuticaba, Marmeleiro, Palmito, Pitanga, Pinheiro Araucária, Acerola, Gurucaia, Quaresmeira, e ainda 60 mudas de Cerejeiras que foram doadas pelo município de Apucarana para a Diocese.

“Todas as paróquias utilizam veículos e é comprovado que as árvores absorvem mais da metade dos gases tóxicos, por isso o incentivo do plantio”, afirma Rubén Moiano, coordenador da Pastoral do Turismo da Diocese, e junto com padre Gaspar, idealizaram o projeto do plantio.

O projeto:

Inspirado na encíclica do Papa Francisco “Louvado sejas”, o objetivo do plantio é compensar a emissão de poluentes na atmosfera gerada pelos automóveis.  A encíclica, publicada pelo Vaticano em 2015, é inspirada no modo de vida de São Francisco de Assis. O documento fala sobre o meio ambiente e reitera a necessidade do cuidado com a criação.

Para o senhor Rúben Moiano “não é possível falar de sustentabilidade sem ações sustentáveis”. Como a meta das 60 mil mudas foram atingidas, a proposta para 2021 é a distribuição de 100 mil. As paróquias que mais levaram as mudas foram das cidades de Mariluz, Roncador e Iretama.

Fotos: Jornal Servindo