Arquidiocese de Londrina acolhe os bispos do Paraná para assembleia

28 de Stembro de 2020

Arquidiocese de Londrina acolhe os bispos do Paraná para assembleia

Uma missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Londrina, marcou o início da Assembleia dos Bispos do Paraná, no final da tarde deste domingo, 27 de setembro. A missa também foi ocasião para o envio das leigas Andréia Salvador, Berenice Cheniski e Elzira Riva para a Missão São Paulo VI na Guiné-Bissau, África. Dom Sergio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária no Paraná, foi o presidente da celebração, que foi aberta à comunidade, com a restrição de pessoas ao que é permitido na Catedral e também contou com a transmissão pelas redes sociais.

Dom Sergio frisou em sua homilia que as missionárias chegam na cidade de Quebo, onde está localizada a Missão São Paulo VI, no momento em que inicia o ano letivo do Jardim Infantil Irmã Clara. Na Guiné-Bissau, o ano letivo inicia em outubro, quando cessa o período das chuvas.

Após a homilia, as três missionárias subiram ao presbitério para receber a bênção proferida por Dom Sergio que, em seguida abençoou os crucifixos e os Evangelhos na língua crioula, que foram entregues a cada uma pelos bispos de suas dioceses. Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, entregou à Andréia; Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São Jose dos Pinhais, à Elzira Riva e Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, à Berenice Cheniski.

Da esquerda: Berenice, Andréia e Elzira

Arcebispos e Bispos de 18 dioceses do Paraná reúnem-se na Arquidiocese de Londrina até terça-feira, 29 de setembro, a fim de dialogar e deliberar sobre temas referentes ao magistério episcopal e à caminhada pastoral da Igreja no Paraná. A assembleia acontece no Instituto Paulo VI, o qual oferece condições propícias para que os bispos possam se reunir com segurança, acatando todas as recomendações das autoridades sanitárias quanto à prevenção ao Coronavírus.

Fonte: