ESPECIAL JUBILEU DIOCESANO | Vaticano concede INDULGÊNCIA PLENÁRIA para fiéis da Diocese

17 de Junho de 2020

Por meio da Penitenciaria Apostólica, o Papa Francisco concedeu aos fiéis da Diocese de Campo Mourão a graça de lucrar a Indulgência Plenária.

Conforme consta no documento assinado pelo Cardeal Piacenza, penitenciário maior, a indulgência será concedida no dia da Celebração do Encerramento do Jubileu, marcado para acontecer no dia 21 de junho na Catedral São José em Campo Mourão. A celebração da Missa, programada para iniciar às 15h será presidida pelo Bispo Dom Bruno Elizeu, e será concelebrada pelos padres da Diocese e com alguns fiéis representando toda as paróquias, movimentos e pastorais e comunidades religiosas. O limite de pessoas se dá devido as restrições que estamos tendo que fazer por razão da Pandemia da Covid-19. Mas todos os fiéis poderão acompanhar pelas redes sociais da Diocese e outros meios de comunicação que foram disponibilizados para a transmissão.

Para a Diocese essa celebração do Jubileu de Diamante teve como motivação fazer com que os fiéis se aprofundassem na fé e buscassem uma maior aproximação aos sacramentos, especialmente a vivência do Batismo e da Eucaristia.

Para obter a Indulgência será necessário ao fiel confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Por causa da pandemia e das restrições quanto a aglomeração, o que dificulta a participação do povo na missa, aqueles que com “devoção receberem a BÊNÇÃO PAPAL, [...] contanto que sigam com piedosa intenção os mesmos ritos, no momento em que se realizam, difundidos com a ajuda dos meios televisivos ou radiofónicos, lograrão alcançar a indulgência plenária, segundo as normas do direito”, garante o decreto pontíficio.

Image titleTRADUÇÃO LIVRE

A Penitenciaria Apostólica, pelas faculdades especiais recebidas pelo Santíssimo em Cristo, do Santo Padre, o Papa Francisco, ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bruno Elizeu Versari, Bispo da Diocese Campo Mourão, de bom grado, concede que, por ocasião do jubileu diocesano de diamante, a se realizar no dia 20 de junho de 2020, ou em outro dia a escolha, para maior proveito dos fiéis, após a celebração da Santa Eucaristia, ministre a todos os fiéis presentes, que, verdadeiramente arrependidos e movidos por real caridade a recebam, a BÊNÇÃO PAPAL enriquecida com indulgência plenária, a ser lucrada sob as costumeiras condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice).
Os fiéis que com devoção receberem a BÊNÇÃO PAPAL, embora por razoáveis circunstâncias, não assistam fisicamente aos ritos sagrados, contanto que sigam com piedosa intenção os mesmos ritos, no momento em que se realizam, difundidos com a ajuda dos meios televisivos ou radiofónicos, lograrão alcançar a indulgência plenária, segundo as normas do direito.
Não obstante quaisquer disposições contrárias.
Dado em Roma, na sede da Penitenciaria Apostólica, no dia 13 do mês maio, no ano da encarnação do Senhor de 2020.

Tradução:
Pe. Lussamir Rogério de Souza