CORPUS CHRISTI | O Santíssimo pelas ruas da Diocese

12 de Junho de 2020

CORPUS CHRISTI | O Santíssimo pelas ruas da Diocese

A Igreja celebra na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, a festa de Corpus Christi. Este ano, diferente do que acontece todos os anos quando as famílias confeccionam tapetes para a tradicional procissão com o Santíssimo pelas ruas das comunidades, devido a pandemia foi preciso reinventar esse momento devocional na vida dos fiéis.

Evitando as aglomerações por conta do coronavírus, muitas paróquias da Diocese resolveram fazer o passeio com o Santíssimo encima de carros passando pelas ruas das comunidades abençoando as casas, famílias, hospitais, comércio, escolas e outros lugares. Como muitas pessoas ainda não podem ir à missa, as transmissões ao vivo pelo facebook e youtube foram os caminhos mais práticos e fáceis para que os fiéis pudessem acompanhar a solenidade em suas casas.

Muitas famílias que assistiram as transmissões e sabendo do percurso que os padres fariam, prepararam altares em frente a suas casas para receber a bênção do Santíssimo. Muitos momentos emocionantes de fé foram testemunhados neste dia santo. Valdice Silva, 65 anos, da Paróquia Nossa Senhora de Caravággio em Campo Mourão, não pode ir à celebração por causa da sua idade. No entanto, ela acompanhou toda a celebração de Corpus Christi pela transmissão da sua paróquia e ao final da celebração, se dirigiu a frente da sua casa aguardando o momento em que Jesus Eucarístico passasse.  

Image title

A Paróquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa também viveu um momento muito marcante na vida de várias famílias, particularmente da senhora Cleide e sua filha Rosilamar. Pelo fato da mãe ser idosa e já estar a 81 dias sem sair de casa, a filha sabendo que o Santíssimo passaria em frente a sua casa, avisou a sua mãe “na manhã de Corpus Christi, fui na casa dela e ela estava toda arrumada com uma máscara separada e me perguntou se a roupa estava boa para ver Jesus passar, disse a ela que estava, pois Jesus não olha nossa roupa, mas sim o coração. No momento que o Santíssimo passou, ela ficou muito emocionada e disse que foi a primeira vez que ela não participou de uma procissão de Corpus Christi na Igreja” conta a filha que agradece ao padre Gianny por ter proporcionado esse momento tão lindo e emocionante. Image title

(Rosilamar com a camiseta do Cenáculo de Maria ao lado de sua mãe)

Para facilitar o acesso das pessoas a comunhão eucarística e para evitar aglomerações, algumas paróquias distribuíram a Eucaristia no formato “drive thru” ao fiéis que acompanharam as missas pelas redes sociais e depois se dirigiram ao final da celebração às igrejas onde as missas aconteceram, foi o caso da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Luiziana e na Catedral São José em Campo Mourão, onde a missa foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Bruno em comunhão com a igreja ucraniana da cidade.


A Pastoral da Comunicação da Diocese (PASCOM) fez um belíssimo trabalho registrando todos os momentos desse acontecimento ímpar em nossa Diocese. “Venho aqui manifestar minha gratidão a todos vocês que tem encarado conosco, os padres de nossa Diocese, as loucuras que as vezes fazemos em momentos de insanidades de fé” agradece a Padre Adilson, assessor da PASCOM a todos os membros que fizeram esse momento acontecer.

“Os membros da nossa Pastoral agradecem o carinho dos fiéis. Estamos aqui sempre que precisar. Agradecemos por confiar em nós. Jesus nos move de uma forma inexplicável e obrigado aos padres por aguentarem nossos lapsos de loucura por amor a Deus” diz Aurelina, membro da PASCOM do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão. Image title

(PASCOM da Paróquia de rito ucraniano Santíssima Trindade, Campo Mourão )