60 mil árvores marcam os 60 anos

09 de Junho de 2020

60 mil árvores marcam os 60 anos

O Jubileu Diocesano da Diocese é marcado com o lançamento de um projeto feito em abril de plantar até o fim do ano, 60 mil mudas de árvores. Do início do ano até agora já foram plantadas 17.500 mudas de várias espécies em Campo Mourão e região. O projeto tem o apoio do Instituto Ambiental do Paraná, que produz e fornece as mudas.

Na quinta-feira, dia 4 de junho, foi a comemoração da Semana do Meio Ambiente e também da reunião do clero, onde alguns padres da Diocese que estavam junto com Dom bruno, levaram mais de 4 mil mudar para serem distribuídas nas paróquias. “O projeto realizado como gesto concreto da encíclica do Papa Francisco sobre a necessidade de cuidarmos da casa comum. Plantar árvores ajuda a preservar o meio ambiente que vivemos, que é nossa casa comum”, explica padre Gaspar.

O projeto do plantio foi idealizado pelo coordenador diocesano da Pastoral do Turismo, Rubén Moiano. “Não se pode falar em sustentabilidade sem ações sustentáveis, por isso queremos atingir essa meta de plantar 60 mil mudar”, explica o coordenador. Segundo ele, a maioria das árvores são frutíferas ou nativas, como Ipê roxo, Pitanga, Cereja, Palmito, Gabiroba, Gurucaia, Acerola e Quaresmeira.

O município de Apucarana fez uma doação à Diocese de 60 mudas de cerejeiras como presente simbólico dos 60 anos. As mudas foram entregue no seminário São José hoje, dia 9. Alinhado à encíclica do Papa, o objetivo do plantio das árvores é compensar a emissão de poluentes na atmosfera gerada pela fumaça emitida dos automóveis. “Todas as paróquias utilizam veículos e é comprovado que as árvores absorvem mais da metade dos gases tóxicos, por isso o incentivo do plantio”, finaliza Rubén.

Encíclica do Papa

A encíclica do Papa Francisco, publicada pelo Vaticano em 2015, é intitulada “Louvado sejas” inspirada no modo de vida de São Francisco de Assis. O documento sobre meio ambiente reitera a necessidade do cuidado com a criação. A encíclica é dividida em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida.

“Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos une a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as raízes humanas dizem respeito e tem impacto sobre todos nós”, disse na ocasião o Papa.