A preparação para CORPUS CHRISTI

08 de Junho de 2020

A preparação para CORPUS CHRISTI

No domingo após pentecostes a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade e na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, época em que conclui os festejos pascais e retoma o tempo comum, no qual se comemora o tempo da Igreja até a segunda vinda de Cristo. “Todas as vezes, pois, que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anuncias a morte do Senhor até que ele venha” (1Cor 11, 26). O Deus que outrora alimentou o seu povo com o maná no deserto (cf Êx 16), com a encarnação, paixão, morte e ressurreição do Filho, nos alimenta com seu Corpo e Sangue.

Reza a oração eucarística VI B “E concedei que, pela a força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos”. Esta comunhão no Corpo e Sangue de Cristo engloba a comunhão eclesial.  É uma realidade que compromete toda a vida daqueles que se alimentam do mesmo pão e do mesmo vinho.

Em tempos normais (sem covid 19) nesta solenidade a Igreja permite que o Santíssimo Sacramento saia às ruas para os fiéis manifestarem sua fé publicamente. “Onde for possível, a juízo do bispo diocesano, em testemunho público de veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas” (Cân. 944 - § 1).

“A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas se ligam a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam” (CIC 1324). Pela Eucaristia já nos unimos a liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, “quando Deus será tudo em todos (1Cor 15, 28).

(Corpus Christi 2019 na Paróquia São Pedro, em Paraná d'Oeste)

Entendendo a expressão Corpus Christi

Corpus Christi vem do latim, corpo de Cristo. Corpus está no nominativo (segunda declinação, (são cinco declinações); Cristo, está no genitivo: Christi, ou seja, de Cristo.

Latim é uma língua que tem declinação, por isso, demanda sempre análise sintática.

Quando se diz, Cristo ama, nesse caso, Cristo é sujeito, por isso, é nominativo: Christus; quando se diz, eu amo Cristo, nesse caso, Cristo é objeto, por isso, acusativo: Christum; quando se diz, ao Cristo, nesse caso, é dativo, Christo; quando se diz, pelo Cristo, nesse caso, é ablativo: Christo; quando se diz, ó Cristo! É vocativo, Christe e quando se diz, de Cristo, é genitivo: Christi, que é nosso termo em questão. Portanto, corpus Christi quer dizer corpo de Cristo.

Escrito por: Pe. José Carlos Krause Ferreira.