Em maio, Papa Francisco pede orações pelos diáconos

06 de Maio de 2020

Em maio, Papa Francisco pede orações pelos diáconos

Pelos diáconos, guardiões do serviço da Igreja: por esta intenção, o Papa Francisco pede as orações dos fiés neste mês de maio.

Link do vídeo:

No vídeo produzido mensalmente pela Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco afirma que “os diáconos não são sacerdotes de segunda categoria”. Pelo contrário, “formam parte do clero e vivem sua vocação em família e com a família”.

“Rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja.”

Diácono Arison Nunes, coordenador diocesano dos diáconos, fala sobre o vídeo: "Que grande graça receber o carinho do Papa Francisco, e o quanto ele vê com bons olhos o ministério diaconal, presente na Igreja. Os serviços prestados pelos diáconos de nossa Diocese, nesse momento de pandemia do Covid. Não podem ser, desenvolvido como é próprio do ministério, alguns deles estão sendo limitados pelas exigências dos órgãos de saúde e por nossas paróquias estarem fechadas aos fiéis. Sendo que somos inspirados, na pessoa do Cristo aquele que veio para servir, e não ser servido. Elevemos as nossas preces e orações a Deus, para que fortaleça o ministério Diaconal, em nossa Diocese, e que possam surgir novos ministros a serviço da igreja e dos irmãos. Pela intercessão de São Lourenço, nosso padroeiro, que nos ajude sempre a bem servir ao Povo de Deus".

(Encontro Diocesano com os Diáconos e Dom Bruno 08/03/2020)

O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três graus do sacramento da Ordem sacerdotal: os bispos, os presbíteros e os diáconos. “Os diáconos participam de uma maneira especial da missão e da graça de Cristo. O sacramento da Ordem os marca com um selo (caráter) que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez ‘diácono’, isto é, servo de todos.”

A palavra grega diakonia significa serviço, e este é o espírito que os define em sua função: eles auxiliam no serviço da Palavra, no serviço da liturgia e no serviço aos mais pobres e desfavorecidos. Nas palavras do Papa: “Eles estão dedicados ao serviço dos pobres que carregam em si a face do Cristo Sofredor”. Antes da ordenação sacerdotal, os padres são ordenados diáconos em vista do serviço comunitário. Há também os diáconos permanentes, que vivem segundo o carisma e a vocação de servir os outros, são casados e vivem “sua vocação em família e com a família”. Hoje são mais de 46 mil em todo o mundo.