Centro Diocesano de Formação completa 60 anos

14 de Junho de 2023

Centro Diocesano de Formação completa 60 anos

Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes (CDF) é uma casa da diocese de Campo Mourão, construída na década de 60, na cidade de Campo Mourão, com o objetivo de garantir a qualificação e formação do clero e dos agentes das pastorais e movimentos da igreja diocesana, desenvolvendo estudos, reuniões, retiros, por meio de programas de formação permanente.

Tudo começou com a chegada de Dom Eliseu na recém criada diocese, que além das providências prioritárias e indispensáveis, de ordem material e administrativa, para quem tinha o interesse de implantar uma Diocese Missionária, em terras desconhecidas, não poderia escapar às preocupações do Pastor um Plano de Pastoral, a longo prazo, para o seu novo rebanho.

Infelizmente até 1963, não foi possível realizar muitas coisas, pois faltava até local para reuniões ou encontros. Desta forma, na reunião do clero, no dia 28/08/1962, Dom Eliseu comunicou o início da construção do “Instituto Social Lar Paraná”, obra social e centro de treinamento de pessoas. Para o bispo se fazia urgente a formação conveniente de leigos a serem engajados na Pastoral e da importância da catequese.

No dia 29/06/1963, após muito trabalho e investimento estava sendo inaugurado o “Instituto Social Lar Paraná”, contando com a presença de delegações de várias paróquias. A missa festiva e a bênção da casa foram oficiadas por Dom Inácio Krause. Dom Eliseu Simões Mendes não pôde comparecer, pois se encontrava enfermo e em repouso por prescrição médica.

O Instituto se destinava à formação de líderes, de catequistas, de marianos e apostolado dos leigos, em geral; bem como iria servir a todos os encontros e seminários de interesse da comunidade.

O Instituto começou as suas atividades normais, em julho de 1963, quando se realizou um curso para catequistas, de 8 a 28 de julho, dirigido por duas Missionárias de Jesus

Crucificado, vindas de São Paulo. Houve a participação de quarenta catequistas, provenientes de doze paróquias. Era a primeira semente e a primeira iniciativa no gênero, com o objetivo de formar pessoal, idôneo e auxiliar para as tarefas de pastoral.

Em fevereiro de 1964, chegaram as Irmãs do Amor Divino ao Instituto Lar Paraná, vindas do Rio Grande do Sul e tendo à frente a Madre Celestina Nedel. No mesmo mês, o Pe. Ivo Pouliquen vem para o mesmo Instituto, como coordenador Diocesano da Pastoral. Está assim formada a equipe responsável pelo andamento dos planos pastorais.

Nos anos 1965 a 1968 o Instituto ganhou mais três pavilhões, ampliando assim suas instalações de hospedagem e locais para reuniões.

Em setembro de 1988, é realizada uma rifa para começar construção da capela do Instituto Lar Paraná, que devido aos poucos recursos, tem sua obra prolongada até 1989.

Em reunião no dia 03/10/2005, a diretoria do Instituto, na época presidida pelo Pe. Pedro Speri, decidiu passar legalmente toda a administração da entidade para a Diocese de Campo Mourão, que já realizava novos investimentos no prédio desde 2004, sob a coordenação de Dom Mauro dos Santos. Essa doação foi oficializada no dia 29/09/2006. Essas obras contemplavam a construção de banheiros, ampliação da cozinha e refeitório, restauração do auditório e reforma do alojamento.

Em janeiro de 2004, pela primeira vez, segundo o Calendário Diocesano, a casa passa a ser chamado de Centro de Formação Dom Eliseu Simões Mendes. Até então, nunca se teve claro qual o nome do local.

Em setembro de 2016, diante das necessidades estruturais, sob a coordenação de Dom Francisco Javier, foi iniciada a obra do novo alojamento, contemplando mais de 50 apartamentos.

Com a chegada de Dom Bruno Versari, e com a sua preocupação em oferecer um espaço mais adequado para a formação das lideranças da nossa igreja diocesana, foi dado continuidade no processo de legalização e construção das obras que já vinham em andamento. Em dezembro de 2019, Dom Bruno reinicia as atividades de reforma do dormitório. Em janeiro de 2022, o bispo viu a necessidade de também a capela, mas diante das exigências legais, optou-se por construir uma nova igreja. Em dezembro de 2022, ouvindo sugestões de alguns padres, Dom Bruno decide então construir também um novo auditório para atender as demandas dos encontros que cada vez mais tem exigido um espaço mais amplo e digno.

Hoje, no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes, três grandes obras estão sendo construídas. A mais recente é o auditório que tem previsão de ser inaugurado até final de 2023.