Representantes da Diocese estiveram presente no 10º Encontro Regional SUL 2 para Coordenadores da PASCOM

16 de Março de 2020

Representantes da Diocese estiveram presente no 10º Encontro Regional (CNBB SUL 2) para Coordenadores da PASCOM, que aconteceu de 6 a 8, na Casa de Retiros Emaús, em Londrina. A comunicação é o caminho fundamental para a Evangelização, e conforme o tempo passa, a comunicação evolui e abrange novos destinos que devem ser conhecidos pelos comunicadores.

A proposta de reflexão do Encontro foi a busca da resposta para “como está nossa comunicação atual?”. Durante os 3 dias, foram apresentados os temas como: Visita Ad Limina; a história da Comunicação no Brasil; lei de proteção de dados; os desafios da Comunicação atual e a Comunicação na Igreja.

Padre Valdecir Bressani, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2, em sua palestra sobre a comunicação na Igreja, falou sobre os documentos que o Concílio Vaticano II oferece para os comunicadores e também ressaltou a importância de os comunicadores estarem em comunhão com Deus. “É importante comunicarmos a Palavra de Jesus, mas o quão nós estamos nos comunicando com Jesus?” disse Bressani.

Além das Celebrações Eucarísticas, houve momento de partilha das principais atividades realizadas pelas PASCOMs de cada Diocese. Foram 17 apresentações, pois só uma Diocese não esteve presente. Foi possível ver que cada Diocese.

Antônio Kayser, coordenador regional da PASCOM conduziu a reflexão sobre os assuntos práticos da Pastoral da Comunicação e encaminhou algumas informações sobre o 3º Mutirão Regional de Comunicação que acontecerá na Diocese de Paranaguá, em 2020. O encontro concluiu com a missa no final da manhã, presidida por Dom Geremias e concelebrada por Dom Mário e os demais padres presentes. No final da celebração, Dom Mário agradeceu a toda equipe que se dedicou para realizar o encontro e também convidou as mulheres para ficarem ao redor do altar e receberem a bênção e uma rosa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Image title“O 10º Encontro da Pascom proporcionou momentos de aprendizagem, informação espiritualidade e motivação.  Nesse mundo midiático cada dia mais a Igreja sente a necessidade de comunicar através das mídias. A Pastoral da Comunicação na igreja existe a há mais de 50 anos, e ainda há uma resistência muito grande em fazer o uso das redes para a evangelização” comenta sobre o encontro, Iraci Ciconello, coordenadora diocesana das PASCOM, sobre o encontro.Image title