12º Encontro Regional da PASCOM

25 de Fevereiro de 2023

12º Encontro Regional da PASCOM

O 12º Encontro de Coordenadores e Assessores da Pastoral da Comunicação do Regional Sul II reuniu cerca de 60 pessoas, representantes de todas as 18 arquidioceses e dioceses do Paraná, em Cascavel, nos dias 25 e 26 de fevereiro. Representando a Diocese de Campo Mourão, estiveram presentes o padre Adilson Naruishi, assessor diocesano a Pascom; Heloísa Periçaro, colaboradora do Jornal Servindo; e Denise Francielle Santos, coordenadora diocesana da Pascom. No encontro foram abordados os quatro eixos da pastoral: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

Na primeira conferência sobre a espiritualidade do comunicador, conduzida pelo Pe. Adilson Naruishi, foi ressaltado a importância do comunicador não se tornar apenas um profissional, esquecendo-se da sua espiritualidade. O comunicador precisa vivenciar, através da sua vida de oração, a experiência de levar Jesus às pessoas, transmitindo assim a essência da comunicação da Igreja. Finalizando sua fala, o padre Adilson orientou aos comunicadores maneiras de viver a espiritualidade no seu servir nos dias de hoje. Também apresentou um tema o padre Valdecir Bressani. Ele falou sobre o eixo da formação. Durante sua fala, o padre Bressani ressaltou a importância de se trabalhar em conjunto com outras pastorais, ajudando a formar lideres e agentes de pastorais comprometidos em anunciar o Evangelho.

Durante o evento, teve a Santa Missa presidida por Dom Mário Spaki e concelebrada pelos demais padres presentes no encontro. Outros momentos importantes foram as partilhas das experiências vividas pelas Pascom's nas dioceses do Paraná, e também a fala dos pasconeiros Anderson Queiroz e Tiago Queiroz, coordenadores da Pascom na província de Londrina, que abordaram a temática da articulação e uso das ferramentas disponíveis nas redes sociais. De forma online, o coordenador nascional da Pascom, Marcus Tulius, finalizou o encontro falando do eixo da produção, ressaltando que não basta ter uma equipe produtiva, preocupada apenas no fazer, e esquecer do principal que é o servir e impactar pessoas com a mensagem de Jesus.

Por fim, foi apresentada a todos, a nova coordenação estadual da Pastoral da Comunicação, formada Dom Mário Spaki (bispo referencial); Vanessa de Paula Pereira (coordenadora); Tiago Queiroz (vice-coordenador; Neiva Paulucci de Almeida (secretária); e os representantes das províncias eclesiásticas: Antônio Kayser - Curitiba, Eder de Oliveira - Cascavel, Anderson Queiroz - Londrina e Katya Yaeko Suzuki - Maringá. Passou também pela reunião os bispo Dom Aparecido Doniseti e Dom Adelar Baruffi, arcebispo de Cascavel, que presidiu a missa de encerramento.