Diocese realizou a 43ª Assembleia Diocesana

17 de Novembro de 2022

Diocese realizou a 43ª Assembleia Diocesana

No dia 15 de novembro aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, a 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

Estiveram reunidas cerca de 204 pessoas, dentre elas, bispos, padres, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas que estão inseridos no Conselho de Pastoral das Paróquias, bem como, coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços das Igreja.

O encontro começou com a acolhida aos participantes entrega do material a ser utilizado e café da manhã, momento de integração entre os participantes. Na sequência se dirigiram à Igreja para Oração da Manhã, conduzido por membros da Pastoral da Liturgia e da Música Diocesana. Após a oração o Bispo Diocesano Dom Bruno acolheu aos presentes e foram feitos os encaminhamentos para o dia de reflexão e trabalho na assembleia.

Este encontro foi conduzido pelo Padre Valdecir Badzinski, que é Secretário Executivo da CNBB – Regional Sul II, que motivou algumas reflexões acerca da caminhada da Igreja, a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil – reforçando a Igreja como Casa da Iniciação Cristã. Esse dia foi marcado pela dinâmica da Sinodalidade, visto que, após as reflexões expostas os participantes se reuniram em 20 grupos para escutar uns aos outros e apontar caminhos para a construção de uma Igreja melhor, que atenta as urgências dos tempos atuais. Esse trabalho culminou numa plenária, momento em que foram expostos os pontos principais das partilhas.

A partir dos anseios apresentados, o Padre Valdecir fez alguns apontamentos práticos a partir do processo de escuta e na sequência a Equipe do CDAE, composta pelo Bispo, padres, diácono e leigo elaboraram dois pontos, como caminho para o “Fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana”. Esses pontos serão desenvolvidos e será apresentado uma carta síntese da assembleia diocesana a toda a Diocese.

Na sequência, foram apresentados os novos assessores das Pastorais, Movimentos e serviços, bem como a renovação de algumas assessorias. Dom Bruno agradeceu a todos, e de modo particular o Padre Gaspar Gonçalves da Silva que durante muitos anos conduziu a Pastoral Diocesana, e que encerra os trabalhos neste ano, assumindo a partir de 2023, o Padre Wesley de Almeida dos Santos.

A Assembleia de Pastoral foi concluída com a Missa de Abertura do Ano Vocacional. Na ocasião foi apresentado a imagem do Bom Pastor que estará em peregrinação por toda a Diocese ao longo do Ano Vocacional, o testemunho de seminaristas sobre a vocação e a partilha sobre os trabalhos deste ano, pela Equipe do Ano Vocacional assessorada pelo Padre Roberto Cesar de Oliveira.

Confira as fotos do evento no link: https://drive.google.com/drive/folders/17Pa7i3uWLLPpBkTV7lQd_7hEDICF-CSo?usp=share_link