Bispos do Paraná estiveram reunidos em Assembleia na Diocese de Guarapuava (PR)

07 de Outubro de 2022

Bispos do Paraná estiveram reunidos em Assembleia na Diocese de Guarapuava (PR)

Entre os dias 5 e 6 de outubro, o episcopado paranaense esteve reunido em Guarapuava (PR), na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, para a realização de assembleia. Além dos arcebispos e bispos, participaram do evento o secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Emerson Lipinski.

Durante uma tarde e uma manhã, os bispos conversaram e refletiram sobre diversos temas a respeito da caminhada pastoral da Igreja do Paraná e à administração do Regional Sul 2 da CNBB. Um dos temas mais discutido foi a síntese da 42ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, nas quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná (Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina).

Os bispos receberam a síntese final com as sugestões e prioridades especificadas pelas províncias, após a leitura ocorreu a homologação e a autorização do envio para os padres coordenadores da ação evangelizadora, a fim de que as decisões sejam consideradas no planejamento pastoral das dioceses.

Sobre a síntese, o bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, afirmou: “Nós, bispos, vimos que as assembleias foram excelentes. Elas retratam o momento que estamos vivendo, de uma quase pós-pandemia, a dificuldade que tivemos durante o tempo pandêmico, mas também estamos reafirmando propostas, à luz da Iniciação à Vida Cristã, dentro do tema de comunidades eclesiais missionárias na cultura urbana. Tudo isso, geram questões práticas que, posteriormente, vamos trabalhando em nossas dioceses”.

Outro tema de grande relevância, que é pauta em todas as assembleias, foi a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná possui no país da Guiné-Bissau, África, desde 2014. Os bispos dialogaram sobre a nova configuração da missão que, neste momento, conta com três religiosos: o padre Sadi Cordeiro da Silva, da arquidiocese de Curitiba, e as irmãs do Santo Nome de Maria: Helena Makiyama e Maria de Fátima Costa. No mês de novembro, chegará o jovem de Guarapuava, Wesley Fonseca. Além de conhecer a realidade da Missão e da Igreja na Guiné-Bissau, o arcebispo irá realizar a bênção oficial da Escola São Paulo VI, que iniciou suas atividades em outubro de 2020.

Em avaliação à Assembleia, o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, ressaltou o contentamento pela presença de quase todo episcopado paranaense, apenas uma ausência por motivo de saúde. “Esse é um primeiro sinal de participação e da vivacidade que se encontra na Igreja do Regional Sul 2.

Outro ponto positivo foi a análise do resultado da 42ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu nas províncias. Todas as dioceses do Paraná falaram da Iniciação à Vida Cristã (IVC), de inspiração catecumental, como um meio de evangelização, não apenas da catequese inicial, mas também da catequese de adultos e da formação para com pastorais, movimentos e organismos”, disse o arcebispo.

Na quarta-feira, dia 5, durante a noite os bispos celebraram a Eucaristia na Paróquia Santos Anjos, em Guarapuava. A missa foi presidida pelo bispo anfitrião da Assembleia, dom Amilton, ladeado por dom Geremias Steinmetz, e pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom José Antonio Peruzzo, concelebrada pelos demais bispos e padres, com presença expressiva da comunidade local.

A próxima Assembleia dos Bispos do Paraná está prevista para acontecer no próximo mês de março, na diocese de Umuarama (PR).

Dom Bruno, bispo da Diocese de Campo Mourão esteve presente na Assembleia.

Fonte: Site da CNBB Sul 2.Image titleImage title