42ª Assembleia do Povo de Deus

28 de Stembro de 2022

42ª Assembleia do Povo de Deus

Foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. O evento, pela segunda vez, foi realizado, simultaneamente, nas quatro Províncias Eclesiásticas: Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina.

A província de Maringá, que compreende a arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, realizou a assembleia no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama, com início no sábado, 24 de setembro, às 8h, e conclusão às 12h de domingo, 25 de setembro. Nosso bispo Dom Bruno Versari, foi o assessor do encontro.

A temática assumida por todos as províncias foi: “O fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à Vida Cristã na cultura urbana”. As questões para os trabalhos em grupo foram as mesmas para as quatro províncias e foram elaboradas, previamente, pelo Regional Sul 2 da CNBB, em diálogo com os assessores.

Além de Dom Bruno, estiveram representando a diocese os padres Gaspar Gonçalves, Wesley Almeida e Roberto Reis. Também se fizeram presente os representantes diocesanos do Sínodo dos Bispos, seminaristas e alguns coordenadores de Pastorais, Movimentos e Organismos.

As conclusões da 42ª Assembleia do Povo de Deus, realizada por províncias, serão homologadas pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB em sua próxima reunião, a ser realizada no início de outubro. Toda organização e regulamento da Assembleia foi preparada conforme o regimento do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB Regional Sul 2.