Paróquia de Quinta do Sol recebeu seminaristas para missões

07 de Julho de 2022

Paróquia de Quinta do Sol recebeu seminaristas para missões

Ao final de cada semestre, os seminaristas da Diocese são acolhidos por uma paróquia para realizar as missões, que consistem em visitar as famílias e abençoá-las, partilhar da Palavra de Deus, bem como, escutar, com o coração, o clamor do povo de Deus.

Desde que iniciou a pandemia da Covid-19, os seminaristas diocesanos não participaram de nenhuma missão, devido ao isolamento. A última paróquia que os recebeu foi a Divino Espírito Santo de Fênix, em dezembro de 2019. Desde então, prezando pela saúde dos seminaristas e do povo de Deus, nenhuma missão foi realizada.

No início de 2022 foi marcada a missão na Paróquia São Judas Tadeu da cidade de Quinta do Sol, a qual também seria para anunciar a ordenação presbiteral do padre Waldir Romero Júnior, cuja vocação é fruto da comunidade. As missões aconteceram nos dias 26 de junho e 02 de julho.

A abertura da semana de missões aconteceu com a Santa Missa presidida pelo reitor do seminário de teologia, Pe. André Arnaldo Rodrigues Camilo, no dia 26. Como a paróquia é composta por dez comunidades urbanas e seis rurais, os quinze seminaristas que participaram da missão (nove da etapa do discipulado, filosofia e seis da etapa da configuração, teologia) foram acolhidos em uma comunidade.

Nas visitas às famílias, cada seminarista foi acompanhado por um representante de cada comunidade. Foram dias muito frutuosos, cheios de alegria e gratidão por cada encontro que foi realizado. Além das visitas, os seminaristas, junto das comunidades, participaram dos encontros dos Grupos de Reflexão, que foram orientados por meio do subsídio bíblico disponibilizado pela Diocese, o chamado “Igreja nas Casas”. Também aconteceram formações nas áreas da catequese, liturgia e canto litúrgico. No sábado, dia 02 de julho, houve a Santa Missa de encerramento, presidida pelo Pe. Waldir, concelebrada pelo pároco Pe. José Carlos Krause Ferreira, pelo vigário, Pe. Luiz Antônio Belini.

O seminarista Felipe dos Reis Jesus (etapa do discipulado), relatou como foi participar pela primeira vez da missão como seminarista: “foi um momento marcante na minha vida. Em todo tempo, pude sentir a presença de Deus em cada casa e cada família que nos acolheu. Levar a Palavra de Deus e as bençãos até às famílias, nos confirma na missão de anunciar e, além de tudo, nos confirma na vocação que o Mestre nos chama”. E, o seminarista Milton Gregory Greco, que está na última etapa da configuração, relata sobre como é viver as missões dentro da formação presbiteral: “a experiência das missões é sempre muito enriquecedora. A cada missão vivenciada, somos fortalecidos em nossas vocações! Estar junto ao Povo de Deus renova a certeza do quanto é bom ser cristão e testemunhar no mundo o Amor de Cristo. Além disso, em cada missão temos a oportunidade de criar vínculos com comunidades muito queridas, que nos acolhem com grande alegria e fraternidade”.

A missões, para os seminaristas, fazem parte de sua formação presbiteral, pois é através delas que eles podem sentir um pouco de como é ser um sacerdote. Também, as missões são como um combustível para a vocação de cada um deles, pois, há um reavivamento da alma, que acontece por meio de tantos testemunhos de superação e de fé que são ouvidos no encontro com o povo de Deus. A missão é querer que, além de nós, outras pessoas conheçam Cristo e, dessa forma, levem outros a conhecê-Lo: “a missão baseia-se no encontro entre as pessoas, no testemunho de homens e mulheres que dizem: "Eu conheço Jesus, gostaria que tu também O conhecesses” (Papa Francisco).