Processo da Beatificação de Padre Léo inicia hoje

07 de Março de 2020

Processo da Beatificação de Padre Léo inicia hoje

Nosso Brasil esta a caminho para mais um futuro Santo em nossa Igreja. Após 13 anos da morte depadre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, será aberto neste sábado (7) o inquérito do processo de beatificação, que irá elevar oficialmente o sacerdote à condição de “Servo de Deus”, na Comunidade Bethânia, emSão João Batista, na Grande Florianópolis. Ele acumula relatos de fiéis de graças alcançadas, cura de doença e conversões.

Apesar do ato ser considerado o primeiro passo oficial para a beatificação, a trajetória do sacerdote abriga uma longa história e o pedido também envolve uma série de estudos, pesquisas e análises. O aval do Vaticano para a abertura do caso ocorreu em 8 de dezembro de 2019, dia em que padre Léo completaria 29 anos de sacerdócio.

Image titlePadre Léo morreu em 4 de janeiro de 2007 vítima de uma infecção generalizada devido a um câncer no sistema linfático. Ele ficou conhecido por suas pregações, pelo jeito peculiar de evangelizar, que valorizava a simplicidade e o humor ao abordar exemplos concretos do cotidiano. Além disso, mesmo doente, seguiu com os trabalhos de evangelização, um dos eventos marcantes para os fiéis é o "Hosana Brasil", de 2006.

"Contando 'causos' do dia a dia, as pregações de padre Léo arrastavam multidões e foram responsáveis por muitas histórias de conversão. Tantos são também os testemunhos de graças alcançadas por intercessão do sacerdote, relatos esses que têm sido reunidos pela Comunidade Bethânia", explica padre Lúcio Tardivo, autor da causa de beatificação.

Entre as ações de Padre Léo, está a criação da Comunidade Bethânia, que é um centro de acolhimento com 170 vagas e já atendeu mais de 6,5 mil pessoas em tratamentos contra dependência de drogas.

Desde a morte do padre Léo, a comunidade tem recebido vários testemunhos. Os relatos são feitos por meio de cartas, e-mails e até mesmo pelas redes sociais. Desde então, o material tem sido arquivado no Recanto de São João Batista, que é sede da comunidade, inaugurado em 12 de outubro de 1995.

Caminho da beatificação

O caminho da beatificação começou a tomar forma em 2017, quando o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, autorizou o pedido apresentado pela Comunidade Bethânia para a abertura do processo na Igreja Católica. O postulador romano será Paolo Villota, que também cuidou da causa de Santa Dulce dos Pobres.

A Congregação para as Causas dos Santos concedeu em 2019 o chamado “Nihil Obstat” (nada consta) para cada uma das causas, que garante não haver impedimentos por parte da Santa Sé.

Fonte https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/03/07/candidato-a-santo-processo-de-beatificacao-do-padre-leo-comeca-neste-sabado-em-sc.ghtml