O encontro com "Pedro"

03 de Março de 2020

O encontro com "Pedro"

Visita Ad Limina Apostolorum 2020



Chegada em Roma / 17 de fevereiro

Assim que chegamos em Roma, fomos conduzidos ao Colégio Pio Brasileiro por uma comunidade de sacerdotes intitulada Ajuda à Igreja. Nossa atividade neste dia, foi a celebração da santa missa e falar da expectativa do encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco. Cada Bispo tinha um grande relatório para apresentar.Image title(Colégio Pio Brasileiro)

1º Dia / 18 de fevereiro

Após a celebração da Santa Missa, fomos ao Dicastério para Leigos, a Família e Vida. Em nome dos bispos do Regional Sul 2, fui porta voz da realidade do nosso Paraná e também das expectativas e perguntas dirigidas ao prefeito do Dicastério, sua Eminência Cardeal Kevin Joseph Farrell e seus assessores. Perguntei para ele como poderíamos avançar nos Tribunais Eclesiásticos e facilitar o acesso para os fiéis leigos. Outra preocupação que manifestei é a preparação de noivos para o sacramento do matrimônio, e também da acolhida dos casais em uma nova união nos serviços da Igreja. Falei sobre o trabalho imenso que os leigos tem feitos em nossa Diocese. A verdade é que sem os leigos, nossa evangelização seria impossível. Esse encontro foi muito agradável e de grande interesse de todos os bispos.

Image title

(Dicastério para Leigos, Família e Vida)

2º Dia / 19 de fevereiro

Uma das atividades foi o encontro com o Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O Prefeito desse Dicastério, Eminência Cardeal João Braz, foi meu reitor quando era seminarista em Londrina, meu bispo em Maringá e agora ele ajuda o Papa nesse serviço. Ele nos falou sobre a preocupação com os religiosos, as vocações a vida consagrada e a importância de incentivar os religiosos e religiosas. Foi um encontro onde nos sentimos em casa. Dom João concluiu dizendo da beleza da vocação à vida consagrada, a presença dos religiosos na evangelização e no mundo. Foi um encontro muito animado porque encontramos muitos brasileiros ajudando neste Dicastério.

Image title

(Dom Bruno e Cardeal João Braz)

3º Dia /20 de fevereiro

Celebramos a santa missa na Basílica São João de Latrão, considerada a Catedral do Bispo de Roma, portanto do Papa Francisco. A programação deste dia também foi intensa. O Dicastério para a Congregação para Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O Dicastério da Congregação para causas dos Santos, no qual já está em andamento o processo da Madre Leônia Milito, de Londrina e Cambé. Após visitamos o Dicastério para Congregação para as Igrejas Orientais.

4º Dia /20 de fevereiro

Fomos ao Dicastério para a Comunicação. Falamos da nossa PASCOM e dos projetos de mídias e evangelização através do meio da dos meios de comunicações. Neste dia também, celebramos missa na Basílica de São Paulo fora dos muros. Diz a tradição que São Paulo foi sepultado neste local. Foi muito emocionante estar presente no túmulo de alguém que deu a vida pela fé e pela Igreja.

Image title

(Dicastério para a Comunicação) 

5 e 6º Dia /22 e 23 de fevereiro

Foram dias sem agenda oficial, onde podemos rezar com mais tempo, descansar do trabalho e trocar experiências entre os bispos.

7º Dia /24 de fevereiro

Foi o dia mais esperado, o encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco. O horário de acordar era 5h30 e as 6 horas já estávamos na cozinha para o café e preparados para celebrar a Santa Missa as 7 horas na Basílica de São Pedro, em uma Capela do térreo da Basílica, junto ao túmulo de São Pedro. Tive a graça de fazer parte da equipe celebrante. Todos estávamos cuidadosos, pois a ordem era que não podia tirar fotos. Assim que acabou a missa, ninguém se conteve, ficamos na frente do túmulo de São Pedro e registramos com câmeras fotográficas o momento. De volta à Sacristia, surge a voz do cerimoniário do Papa: “Adiamo, il Papa ti aspetta.” O Papa antecipou uma hora o nosso encontro. Fomos até lá, uma sala simples, mas muito agradável. Quando chegamos, o santo padre já nos esperava. Parecia que ele também queria nos encontrar. Um por um, fomos cumprimentá-lo e sem cerimônia pediu para que sentássemos e foi dizendo: “fiquem à vontade, ali tem água e o banheiro fica nesta porta. Estamos completamente à vontade.” Com isso, nos sentimos a vontade também. Dom Geremias, presidente do nosso Regional fez uma saudação em nome de todos. Em seguida, o Papa disse: “gostaria de escutar todos vocês, suas dúvidas, críticas, sugestões, estamos entre irmãos”. A conversa se estendeu por 3 horas e 10 minutos, ouvindo as colocações, e com muita paciência, explicava com profundidade e conhecimento. Brincava e muito descontraído também, devolvia as perguntas. Foi um encontro que superou todas as expectativas. Cada um de nós bispos, tínhamos um assunto para perguntar. Lembrei daqueles encontros de formação que o assessor senta em uma roda com os ouvintes e vai esclarecendo as dúvidas. Foi inexplicável, emocionante, como nunca tinha imaginado em minha vida. Quando a hora já ia adiantada, o Papa queria saber como estava a nossa vida, como nós bispos estávamos descansando. Disse ele: “Trabalhem! Eu sei que vocês trabalham bastante, mas precisam descansar! Ninguém aguenta por muito tempo esse ritmo sem ficar doente”. Já eram 12h e ninguém pensava em ir embora, quando o cerimoniário deu o sinal que estava no horário do almoço. Ficamos até assustados pois não vimos a hora passar. Então o Papa colocou-se de pé novamente saudou um a um, e nos entregou de presente 10 terços, e dizia só uma frase “Reze por mim”. Não perdi a oportunidade de dizer: “A nossa Diocese completa 60 anos de criação e nosso povo ama e reza pelo Senhor, conte com nossas orações”. Assim, saímos pelos corredores da Cúria do Vaticano, todos eufóricos e felizes. Eu confesso que foi uma das coisas mais belas e extraordinárias que aconteceram na minha vida. Estar com o Papa Francisco, o sucessor de Pedro foi muito bom, Deus seja louvado por tudo isso. Fomos para casa e parecia que flutuávamos em nuvens.Image title


8º Dia /25 de fevereiro

Celebramos missa na Capela do Colégio Pio Brasileiro e fomos ao Dicastério para Congregação para os Bispos. Falamos das dificuldades do ministério episcopal e ouvimos conselhos ligados a vida de pastor e de cada bispo. Fomos também à Congregação para a Doutrina da Fé e no Tribunal da Rota Romana e ouvimos a importância de ter o Tribunal Eclesiástico na Diocese para ajudar os fiéis. Para aquelas Dioceses que não tem condições de ter seu tribunal, deve ajuntar-se com alguma Diocese vizinha.

9º Dia /26 de fevereiro

A visita ao Dicastério da Congregação para Educação Católica, onde foi falado dos desafios das escolas religiosas em tempos de crises financeiras. Disse o prefeito que alguns países estão pedindo para tirar os filhos das escolas privadas e colocar em escolas públicas devido a situação financeira. Isso faz diminuir o número das escolas católicas, e das escolas particulares. Como era Quarta-feira de Cinzas, a tarde fomos a Santa Missa na Basílica de Santa Sabina. Celebramos a Santa Missa das Cinzas e abertura da Quaresma junto com o Papa Francisco. Ele presidiu a Missa na presença de cardeais, bispos, arcebispos, religiosos e religiosas e uma grande multidão do povo de Deus. Depois de ter benzido as cinzas, os sacerdotes e os bispos, impuseram sobre a cabeça de cada pessoa dizendo: “Convertiteve e credete al Vangello”.

Image title

(Santa Missa das Cinzas)

10º Dia /27 de fevereiro

A programação era a visita e a celebração na Catacumba de Domitila. Mas por causa do Corona Vírus e a preocupação com a saúde da população, o local foi fechado para o público. O Secretário da Saúde da Itália pedia que evitasse aglomerações de pessoas, pois a epidemia que iniciou na China já tinha chegado a Itália e preocupava as autoridades. Portanto, ficamos em casa aguardando o voo que estava programado para as 22 horas. No horário marcado, saímos de Roma, com a programação de chegar em Maringá no dia 28, às 9h40 e em seguida ir para Campo Mourão.

Conclusão da Visita

Hoje, após de 10 dias de intenso trabalho, mas muito gratificante, e revigorado para continuar a missão episcopal na Diocese de Campo Mourão, junto com os padres, diáconos e todo povo de Deus, agradeço as orações. Certamente elas fizeram diferença em nossas vidas e de modo particular, em minha vida. Deus abençoe a todos.

Dom Bruno Elizeu Versari – Bispo de Campo Mourão