Seminaristas de Filosofia e Teologia fazem retiro de início de semestre

03 de Março de 2022

Seminaristas de Filosofia e Teologia fazem retiro de início de semestre

Entre os dias 27 de fevereiro a 02 de março, os seminaristas das etapas do Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia) da Diocese, juntamente com os padres reitores, participaram de um retiro espiritual no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz em Maringá-PR. O retiro foi conduzido pelo padre Valdecir Liss de Araruna, que motivou os participantes a refletirem sobre a missão do padre, a partir da leitura orante da palavra de Deus.

Os retiros espirituais consistem em alguns dias de silêncio, meditação e oração, nos quais os participantes hospedam-se num lugar que proporciona maior contato com a presença no Senhor na Palavra, na Eucaristia e também com a natureza do local.

Trata-se de uma oportunidade para que os seminaristas e formadores reflitam sobre sua vida e vocação, partindo de uma maior intimidade com Deus, a fim de renovarem-se espiritualmente para o novo ano formativo. Além das duas reflexões propostas diariamente por padre Valdecir, os participantes celebraram a Santa Missa e vivenciaram momentos de devoção e piedade, como o terço vocacional e a Adoração Eucarística.

O seminarista Kaike afirmou que foi providência divina um retiro às portas da Quaresma, já que este tempo litúrgico é propício para a conversão do coração e para um encontro com Deus. Segundo ele, “foi muito bom parar um pouco a ‘loucura da rotina’ para respirar mais calmamente e silenciar”. “No retiro, pude me encontrar com aquele que me deu a vida, que me ama, me ampara, caminha junto comigo e está aí para dar forças na minha vocação”, concluiu.

O retiro encerrou com a Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, presidida pelo padre Valdecir e concelebrada pelos padres André Camilo e Roberto Reis, reitores da Configuração e do Discipulado, respectivamente. Em sua homilia, o Pe. Valdecir falou da importância da Quaresma, que consiste também num grande retiro, no qual todos os cristãos são chamados a renovarem-se espiritualmente.