Rito de imposição das Cinzas em tempo de pandemia

25 de Fevereiro de 2022

Rito de imposição das Cinzas em tempo de pandemia

Para melhor celebrarmos a Quarta-feira de cinzas, Dom Bruno Versari, mantém as orientações para as celebrações deste ano, de acordo com o documento que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou em 2021, especificando os procedimentos a serem seguidos pelos sacerdotes durante o rito de imposição das cinzas.

Como ainda estamos em um momento muito delicado da pandemia, explica o bispo, a crise do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico.

Ao iniciar a Quaresma deste ano, na quarta-feira no dia 02 de março, os padres ou diáconos que forem celebrar nesse dia, deverão seguir o que segue:

Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó e ao pó voltarás’.

Depois, o sacerdote lava as mãos ou higieniza com álcool, e de máscara, protegendo o nariz e aboca, impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem tocar nele e sem nada dizer.