Catequese realiza encontro presencial com coordenadores paroquiais

07 de Fevereiro de 2022

Catequese realiza encontro presencial com coordenadores paroquiais

No dia 5 de fevereiro, aconteceu um encontro de formação com os coordenadores paroquias da Catequese da nossa Diocese no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão. Um dia repleto de animação e atividades formativas que reuniu mais de 70 pessoas responsáveis pela Pastoral da Catequese nas paróquias.

O sábado iniciou-se com o casal Fernando e Karina de Goioerê, que acolheram todos com música e muita animação. Em seguida, o assessor da Pastoral da Catequese e pároco da Paróquia Sagrada Família em Campo Mourão, padre Sidinei Rodrigues conduziu a formação sobre o novo Diretório da Catequese lançado pela CNBB em 2020.

Na parte da tarde, Padre Wesley e o Diácono Waldir também estiveram presentes junto com os coordenadores e desenvolveram uma explicação sobre a Iniciação a Vida Cristã e os álbuns litúrgicos da catequese.

Nosso bispo diocesano, Dom Bruno Versari, também se fez presente e falou sobre a vocação do catequista e Sínodo dos Bispos 2021-2023. Em uma das suas falas, o bispo explicou “que o catequista tem que ser eclesial, compreender os ensinamentos da Igreja, fazer parte da comunidade que serve a Jesus e deve viver a pedagogia do mistério de Cristo”. Sobre o Sínodo, Dom Bruno falou sobre essa etapa diocesana e sobre o processo de escuta, em especial o questionário que foi elaborado junto com a cartilha que foi distribuída para toda a Diocese. “As perguntas são para provocar a fala, caminhar juntos com a Catequese” afirmou o bispo.

O encontro presencial foi primeiro do ano, e mesmo com a pandemia do Covid, todos os cuidados foram tomados como distanciamento e as medidas de prevenção. Para a coordenadora diocesana, Lucimar Lima, o encontro foi maravilhoso, pois atingiu o objetivo que queriam de passar os procedimentos da catequese para 2022.  O que mais chamou a atenção da coordenadora foi a fala do padre Sidinei, que em sua apresentação, envolveu os coordenadores com o tema principal e a palavra de Renan, colaborador da Cúria que pediu ajuda para os catequistas com a divulgação e distribuição do Jornal Servindo para os catequisandos levarem para suas famílias e a participação dos catequistas com a elaboração das edições do jornal.

Lucimar também ressaltou a importância da equipe diocesana que estiveram durante a semana, trabalhando para que o encontro acontecesse. A equipe é formada por 14 catequistas que estão à frente dos encontros da Catequese.