Reinauguração da Capela da Vila Carolo pertencente a Catedral São José

04 de Fevereiro de 2022

Reinauguração da Capela da Vila Carolo pertencente a Catedral São José

Uma missa celebrada no dia 29 de dezembro na Capela Nossa Senhora do Pilar (Santa Paula Elizabeth), marcou a despedida das irmãs da Fraternidade O Caminho, da primeira missão que elas assumiram em Campo Mourão, precisamente na Vila Carolo. Uma pequena igreja católica, construída na década de 60, que foi assumida pelas irmãs a pedido de Dom Mauro, e que durante anos foi uma Capela de Adoração Perpétua.

“Com um misto de emoções que envolve saudade e gratidão, nos despedimos da nossa capelinha para que uma nova fase se inicie. Muitos neste lugar tiveram o seu primeiro encontro com Deus. Aqui, muitos jovens foram resgatados e muitas vezes vínhamos apenas para ficar a sós com ele e em paz com nós mesmos. Aqui choramos, rimos, gritamos, dançamos e claro, o adoramos muito”, diz um texto postado na página da Fraternidade.

Segundo o pároco da Catedral São José, que assume a administração da igreja a partir desse ano, Pe. Jurandir Aguilar, a capelinha terá o espaço do altar todo reformado, e a intenção é que o local, que comporta até 200 pessoas, seja utilizado, por exemplo, para celebração de casamentos. “Como a Catedral é grande, muitos preferem um lugar menor para o matrimônio”, observa o padre. Ele acrescenta que o local também será destinado a atendimento espiritual.

Além de celebração de missas aos domingos, a capela continuará sendo utilizada pelo grupo de oração da Renovação Carismática, às quintas-feiras. No entorno também será construído um muro para melhor a segurança, e na casa onde moravam as irmãs da Fraternidade, também passará por reformas para abrigar a família do diácono Jair Bertotti.

A Capela está finalizando as  reformas no seu interior. A missa de reinauguração, dedicação da capela e consagração do altar será no dia 6 de fevereiro, às 9 horas. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Bruno.

Construída pela família Carolo na Década de 60, em sua propriedade rural, atualmente a capela pertence à Mitra Diocesana. No entorno surgiram loteamentos, além de instituições de ensino superior, como o campus da UTFPR. “Já foram adquiridos pela Mitra quatro terrenos nos fundos da capela, tendo em vista o crescimento dessa região da cidade”, explica o padre Jurandir.

Em 2006, por decisão do então bispo Dom Mauro, a capela foi transformada em templo de adoração perpétua, sob a responsabilidade da Fraternidade O Caminho, convidada pelo bispo para instalar-se em Campo Mourão. Com o tempo a Fraternidade ganhou outro espaço denominado Vila Franciscana, nas proximidades da Santa Casa, onde o fundador, padre Gilson Sobreiro, também tem intenção de construir uma nova capela de adoração. “É tempo de renovação, é tempo de mudança e por isso a nossa capelinha não fará mais parte da nossa comunidade. A gente sabe que Deus está em tudo e em todos os lugares, mas nesse lugarzinho em especial, ele se manifesta de uma forma que jovem nenhum até hoje conseguiu explicar”, enfatiza o texto na página da Fraternidade.

A decisão de sair da Capela deu-se mediante à necessidade, da casa não comportar mais o número de religiosas que estarão compondo a comunidade a partir de 2022. Com isso, fez-se necessário a construção de um novo espaço, que agora soma a estrutura da Vila Franciscana. Uma família da cidade doou a construção completa de uma nova casa, onde as irmãs agora terão a oportunidade de continuar a realizar seu trabalho de formação.

O texto tem colaboração da Tribuna do Interior.

Foto: Primeira missa na Capela do Carolo em 2006