Bispos da Província se encontraram com o Núncio Apostólico

18 de Novembro de 2021

Bispos da Província se encontraram com o Núncio Apostólico

No dia 13 de novembro, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro esteve em Maringá para entregar o Pálio ao Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Severino Clasen. A entrega da vestimenta litúrgica foi realizada em uma Santa Missa, onde os bispos das Dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí e o Arcebispo de Londrina estiveram presentes.

O Pálio que foi entregue a Dom Severino, é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, feita de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. O recebimento do Pálio está ligado ao juramento de lealdade ao Papa feio pelos Arcebispos.

Em 2015, a Santa Sé delegou que a entrega dos pálios aos novos arcebispos fosse realizada pelo Núncio Apostólico, nas próprias arquidioceses, para que os fiéis pudessem participar. O atual bispo Guido Marini, que era mestre de cerimônias das liturgias papais, informou através de notícia aos núncios nos países onde há arcebispos metropolitanos que esperavam receber o pálio do Papa no Vaticano na festa de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. Papa Francisco acredita que dessa forma “favorecerá mais a participação da Igreja local em um momento importante da sua vida e história”.

O texto a cima tem colaboração da imprensa da Arquidiocese de Maringá.

Sobre o núncio

O atual Núncio Apostólico no Brasil tem 68 anos, é de origem italiana, arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado padre em 1981. Mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.