Bispos do Paraná se reunirão de forma 100% on-line e 41ª Assembleia do Povo de Deus terá formato híbrido

18 de Stembro de 2021

Bispos do Paraná se reunirão de forma 100% on-line e 41ª Assembleia do Povo de Deus terá formato híbrido

Nos próximos dias 23 e 24 de setembro será realizada a Assembleia dos Bispos do Paraná que, pela segunda vez neste ano, será 100% on-line. Com início às 14 horas de quinta-feira (23) e término às 12 horas de sexta-feira (24), cada bispo vai conectar-se desde sua residência, via plataforma Zoom, para discutir assuntos referentes à vida pastoral e administrativa da Igreja do Paraná. Entre os assuntos em pauta estão: a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém na África; o Sínodo dos Bispos e a programação para o ano de 2022. 

A partir das 14 horas de sexta-feira (24), até sábado (25) às 18 horas, acontecerá a 41ª Assembleia do Povo de Deus. Pela primeira vez, essa assembleia será realizada de forma híbrida, ou seja, o bispo, o padre coordenador da Ação Evangelizadora e as lideranças regionais e diocesanas de cada diocese estarão reunidos, presencialmente, e conectados às demais dioceses. Cada diocese foi orientada a organizar a reunião presencial, respeitando as recomendações locais das autoridades sanitárias, quanto à prevenção da Covid-19. 

O tema escolhido pelo episcopado paranaense para essa assembleia é: “Iniciação à Vida Cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José” e será assessorado pelo bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

Image title

Cada ano, o Regional convoca, além daqueles que participam por direito dessa assembleia (bispos, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e coordenadores regionais de pastoral, movimentos e organismos), outras lideranças diocesanas, conforme o tema a ser abordado. Neste ano, estão convocados os coordenadores diocesanos da: Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), do Movimento Familiar Cristão (MFC), do Lareira, do Movimento do Cursilho de Cristandade, dos Grupos Bíblicos, da Pastoral da Catequese, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), da Pastoral da Liturgia, da Pastoral Juvenil, dos Diáconos Permanentes e da Renovação Carismática Católica (RCC). Além desses, cada diocese foi liberada para estender o convite à participação de outras lideranças. 

O secretário do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Amilton Manoel da Silva, de sua diocese, Guarapuava (PR), vai coordenar toda a assembleia nos seus momentos on-line. Cada diocese, reunida presencialmente, vai participar dos momentos on-line, comuns a todas as dioceses, e também terá seus momentos presenciais, como as orações, a Santa Missa, os trabalhos de grupo e as refeições. 

Segundo o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Valdecir Badzinski, a decisão por esse formato híbrido de assembleia partiu do Conselho Episcopal de Pastoral, ao refletir sobre a melhor e mais segura forma de realizar a assembleia este ano. 

“A decisão dos bispos quanto a forma de realizar a assembleia, foi pautada em quatro pontos de reflexão. O primeiro foi sobre a necessidade de reduzir o número de pessoas num mesmo espaço, dado que as assembleias regionais, normalmente, reúnem em torno de 150 pessoas. O segundo ponto foi sobre a necessidade primordial de proteger a vida e a saúde das lideranças, não os expondo a riscos. O terceiro e quarto pontos, surgiram quando começou a se delinear a possibilidade de uma assembleia híbrida. Nesse formato, mesmo os grupos sendo menores, provavelmente menos de 50 pessoas em cada local, haverá uma participação maior de lideranças do Paraná. Ao todo, estima-se a participação de cerca de 500 pessoas. E isso, consequentemente, vai favorecer a unidade e reflexão em nível diocesano, além de fortalecer a comunhão com o Regional”, explicou o Pe. Valdecir. 

Fonte: https://cnbbs2.org.br/2021/09/bispos-do-parana-se-reunirao-de-forma-100-on-line-e-41a-assembleia-do-povo-de-deus-tera-formato-hibrido/