10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio

10 de Stembro de 2021

10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio

POR QUE TODO MUNDO DEVIA FAZER TERAPIA?

O mês de setembro é voltado a campanha de prevenção ao suicídio, e no último ano, não bastando as mortes e o colapso causado pelo novo coronavírus, a pandemia provocou reflexos na saúde mental das pessoas, principalmente das que tiveram que ficar em isolamento. Casos de depressão, transtorno de ansiedade e o suicídio, aumentaram no mundo inteiro, e especialistas perceberam a baixa procura por tratamento psicológico.

Buscar por ajuda psicológica é algo temido por muitas pessoas, que a consideram uma escolha de “gente maluca”. Na verdade, é bem pelo contrário: a terapia auxilia qualquer pessoa que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor.

Cada vez mais presentes em um mundo acelerado, com diversas mudanças ao longo dos anos, muitas pessoas sentem-se frustradas, ansiosas ou, até mesmo, depressivas. Por isso, é mais do que necessário dar a devida atenção à nossa saúde mental.

Para saber por que todo mundo deveria fazer terapia, é importante entender um pouco o que significa.

O QUE É A TERAPIA?

Terapia é como popularmente chamamos a psicoterapia: psico (mente) + terapia (curar). A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas entre um paciente e psicólogo com a intenção de diminuir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Ao contrário do que se pode pensar, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida e não somente para quem tem algum tipo de transtorno mental.

O terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes.

O psicoterapeuta pode auxiliar na promoção de saúde mental, independente do grau de adoecimento psíquico. Muitos esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda. Porém pode-se diminuir muito sofrimento se a pessoa ao perceber certo sofrimento psicológico, como tristeza e angústia, buscasse ajuda com um profissional qualificado.

Logo, o papel do psicólogo é criar uma facilitação para que a pessoa verbalize e tenha autoconsciência de si mesma. Vale lembrar que sua função não é a de dar conselhos e sim, percepções e caminhos de acordo com a situação.


Leia no Jornal Servindo de setembro algumas razões para fazer terapia.


Em nossa Diocese, 10 paróquias tem atendimento psicológico direcionado para os fiéis

SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA e não tem condições financeiras para pagar um terapeuta, procure a sua paróquia, fale com seu padre, com certeza ele te ajudará ou encaminhara para um especialista.

Texto de Pe. Ediberto H. de Mercena, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Janiópolis e Psicólogo