Mais de 800 pessoas participam de live de formação sobre o Dízimo

18 de Maio de 2021

Mais de 800 pessoas participam de live de formação sobre o Dízimo

“Dízimo em tempo de pandemia” foi o tema da live de formação promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB na noite dessa segunda-feira, 17 de maio. O tema foi abordado pelo bispo da diocese de Campo Mourão e referencial para a Pastoral do Dízimo no Paraná, Dom Bruno Elizeu Versari. Transmitida pelos canais doFacebook eYoutube do Regional Sul 2 e daDiocese de Campo Mourão, a live alcançou um público de mais de 800 pessoas, de todos os cantos do Brasil. 

Image title

Toda a formação foi fundamentada em textos bíblicos, dando sentido ao dízimo na missão evangelizadora da Igreja. Partindo do Evangelho da solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada no domingo, 16 de maio, em que Jesus sobe aos céus e envia os discípulos para continuar a missão, Dom Bruno frisou que esse envio chega a todos nós, a todos os batizados. “Falar do dízimo atinge a realidade da evangelização. Como estamos refletindo sobre o dízimo em tempo de pandemia, eu quero falar sobre a missão da Igreja, que tem necessidade do dízimo para fazer acontecer a sua missão de evangelizar” disse Dom Bruno.  

Dom Bruno frisou que o grande desafio do dízimo, hoje, é a questão da formação: “Precisamos falar mais sobre o dízimo. Falar sobre o dízimo para as crianças e jovens que se preparam para o sacramento do Crisma. Falar sobre o dízimo na preparação de noivos. Falar do dízimo na preparação de pais e padrinhos”.  

Essa formação, segundo o bispo, deve ser realizada a partir do Pilar da Palavra, proposto pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2019-2023 (Doc. 109 da CNBB). “ A leitura orante é que pode reconstruir a paixão pela ação missionária da Igreja. Se nós queremos que missionários na Igreja, temos que fazer a Palavra de Deus chegar na mão do povo”, disse Dom Bruno.  

Apoiado no documento 106 da CNBB: “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas” e em textos bíblicos que fundamentam a ação evangelizadora da Igreja, Dom Bruno conduziu a formação, que durou aproximadamente 40 minutos. Ao final, houve um momento para responder algumas perguntas e comentar alguns testemunhos. 

No link abaixo, é possível rever a live que ficará disponível nos canais do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB e da Diocese de Campo Mourão. 


A próxima live de formação, promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB, será sobre a “Liturgia do Tempo Comum”, no dia 27 de maio às 20 horas, com a participação de Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.