Morre padre Marinaldo Batista

01 de Abril de 2021

Morre padre Marinaldo Batista

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do padre Marinaldo Batista na manhã dessa quinta-feira (01/04). Estava internado desde o dia 9 de março na UTI Covid da Santa Casa de Campo Mourão, depois de testar positivo para a doença e ter seu estado de saúde agravado.

Aos seus familiares e amigos, principalmente a sua comunidade paroquial Santa Isabel, em Bristol-EUA, onde atualmente estava trabalhando, nossas orações.

Um pouco da sua história.

Marinaldo Aparecido Batista, filho de Valdir Marques Batista (falecido dia 05 de março) e Izabel Tricossi Batista (falecida dia 25 de março), ambos vítimas da covid-19, nasceu na cidade de Mariluz, no dia 07/09/1967, onde também foi batizado no dia 08/10/1967.

Como seminarista realizou seus estudos no Seminário São José em Campo Mourão-PR e depois no Seminário Nossa Senhora do Desterro em de Jundiai-SP.

Sua ordenação diaconal foi no dia 29/07/1995, na Paroquia Nossa Senhora do Caravággio-Lar Paraná, em Campo Mourão, pelo então Bispo Diocesano Dom Virgílio de Pauli. Após sua ordenação, voltou para o seminário em Jundiaí para concluir seus estudos, realizando seus primeiros trabalhos como ordenado na Paroquia São Sebastião, na cidade de Itupeva-SP.

Concluído dos estudos, voltou para a Diocese de Campo Mourão, sendo ordenado sacerdote na Paroquia Santo Antônio, em Mariluz-PR, também pelo bispo Dom Virgílio de Pauli, no dia 17/12/1995.

Como padre, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio em Campo Mourão no dia 29/01/1996.

Em 22/07/1996 foi designado Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família-Cohapar, também em Campo Mourão.

No dia 13/02/1997 foi designado para ser Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe em Campo Mourão.

No mesmo período, no dia 02/07/1997, foi empossado como Administrador Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo - Jd. Aeroporto, em Campo Mourão, sendo nomeado pároco no dia 22/11/1998.

No ano de 2000 apresentou para Dom Mauro Aparecido dos Santos um pedido referente a um desejo seu em aprofundar nos estudos na área da Filosofia ou Teologia. No mesmo ano foi aceito como candidato no mestrado de filosofia na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino e Teologia em na Universidade Gregoriana, ambos cursos em Roma, para cursar mestrado em Teologia Fundamental. Mudou-se para Roma-Itália, morando no Colégio Pio Brasileiro. Em 2003 concluiu o mestrado e retorna para o Brasil no mesmo ano.

Já na Diocese de Campo Mourão, ficou como vigário da Catedral São José entre os anos de 2003 a 2005. No ano de 2005, manifestou o desejo de continuar seus estudo e fazer doutorado.

Afim de aprofundar os estudos na língua inglesa e desejoso em fazer uma experiência missionária, em 2005 mudou-se para o Canadá e passou a trabalhar na Arquidiocese de Edmonton, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima; uma comunidade católica de língua portuguesa. Nesta paróquia permaneceu até o ano de 2013.

Em outubro de 2013, voltando para Campo Mourão, o Pe. Marinaldo foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Campo Mourão.

Mas seu desejo era voltar para a missão. Desta forma, após alguns contatos, em 2014 passou a residir no Canadá, na Diocese de Victoria. Lá conheceu o Instituto Secular Companhia de São Paolo, onde após três anos de caminhada, foi admitido como membro permanente do mesmo, no ano de 2017. Mesmo pertencendo ao instituto secular, continuou incardinado na Diocese de Campo Mourão.

Como membro do instituto foi convidado para trabalhar na Cidade de Bristol (Rhode Island) Estados Unidos, também trabalhando numa comunidade católica de língua portuguesa, Paróquia Santa Isabel.