REDES SOCIAIS
BUSCA DE NOTÍCIAS
Carregando
NOTÍCIAS
Chegamos ao final de mais um ano... - 23/12/2019
O ano de 2019 vai chegando ao fim. É tempo de avaliar o caminho percorrido e olhar para o novo ano que está chegando. Avaliar os avanços e também aonde podemos avançar ainda mais.

Quero recordar somente alguns fatos que marcaram este ano de 2019:

Curso do clero: No início do ano, no curso de formação para os presbíteros da nossa diocese nos dias 4 a 6 de fevereiro dedicamos tempo para aprofundar a caminhada pastoral da nossa diocese. O Pe. Tiago Faccini ajudou a compreender o caminho das pequenas comunidades e a instalação da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal. Fomos para casa com objetivos bem definidos: organizar as paróquias em pequenas comunidades como uma “rede de comunidades” e iniciar a catequese com adultos. Agora, olhamos para trás e vemos o caminho percorrido; alguns avançaram mais outros menos, mas sem dúvida a maioria fez um grande progresso, louvamos a Deus por isso.

Assembleia da CNBB: Na 57ª assembleia dos Bispos do Brasil ficou decidido a visita Ad Limina em fevereiro de 2020. A partir daí fiz visitas em cada paróquia para conferir os livros de registro da paróquia e o andamento pastoral, a situação dos bens moveis e imóveis da paróquia e a situação financeira de cada um uma. Foi uma experiência impar poder ouvir cada padre e os colaboradores das paróquias. Em posse desses dados fizemos um relatório substancioso e encaminhamos para as secretarias no Vaticano que deverão fazer chegar ao Santo Padre o Papa Francisco. Sou imensamente grato a todos que colaboraram neste belo serviço à Igreja.

Ano Jubilar: no dia 16 de junho em uma celebração extraordinária na catedral realizamos a abertura do ano jubilar. Cada comunidade paroquial trouxe um pouco de água dos rios que passam pelo território paroquial para recordar a unidade no mesmo batismo. Neste dia assumimos alguns compromissos: Resgatar a memória histórica da nossa diocese para marcar nossa GRATIDÃO pelo caminho percorrido; estipulamos os meses de julho, agosto, setembro e outubro para isso. Assumimos a formação e Incentivo à Vida Cristã para viver com PAIXÃO a missão de visitar as famílias, uma Igreja em saída, como deseja o Papa Francisco. Reservamos os meses de novembro, dezembro e janeiro e fevereiro de 2020 para isso. Fizemos um propósito de uma ação missionária marcada pela ESPERANÇA durante os meses de março, abril, maio e junho de 2020 e no dia 20 de junho realizar um grande encontro celebrativos para marcar o jubileu dos 60 anos de vida da nossa diocese.

Ordenação sacerdotal: foi motivo de muita alegria para a nossa Igreja a ordenação de dois sacerdotes: O Pe. Rodrigo Ferreira dos Santos no dia 04 de agosto na Paróquia Divino Espírito Santo em Campo Mourão. O Pe. Fernando Sales no dia 25 de agosto na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Mourão. Eles vêm somar aos outros 55 padres que estão atuando na evangelização em nossa diocese.

Romaria a Paranaguá: Nos dias 19 e 20 de outubro nossa diocese cumpriu programação de visitar a Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá. Fomos ao litoral com 15 ônibus cheios de romeiros, peregrinos e devotos da mãe do rocio. Foi uma caminhada de fé que marcou cada um dos participantes.

Assembleia diocesana: no dia 15 de novembro realizamos a assembleia diocesana. Foi uma avaliação do caminho percorrido e renovar compromissos de caminhada para o próximo ano. Além de consolidar as pequenas comunidades assumimos em comunhão com a Igreja no Brasil e do Regional Sul 2 a Iniciação Á vida Cristã. Todos assumimos este compromisso de ser uma Igreja em saída.

Igreja em saída: para responder ao pedido do Papa Francisco de ser uma igreja em saída organizamos estudos e formações para fazer do mês missionário (outubro) um tempo de visita às famílias para rezar com elas, abençoar as casas e fazer um levantamento estatístico da população em cada paróquia. Ouvimos testemunhos belíssimos das famílias visitadas. “Deus é bom Ele nos veio visitar”, “fazia tempo que a Igreja não vinha até a nossa casa”, “fico feliz de ver a Igreja visitando as casas”, e tantas outras. Muitos relatos e testemunhos bonitos que faz valer a pena este serviço pastoral.

Concluindo: de modo geral podemos dizer que fizemos uma boa caminhada, mas temos consciência que “ainda temos um longo caminho a percorrer”. O que mais anima é saber que estamos no caminho certo, pois este é um caminho proposto pela CNBB e pelo nosso Regional Sul 2. Queremos olhar para frente com esperança renovada. Queremos continuar contando com o entusiasmo de cada um, padres, diáconos, animadores de comunidades, das pastorais, dos movimentos, dos serviços e de todos os fiéis para fazermos juntos o caminho da evangelização.

Feliz Natal
E abençoado Ano Novo.

Dom Bruno Elizeu Versari
Bispo Diocesano

Outras Notícias
Igreja no Brasil e no Paraná
Sábado, 11 de Janeiro de 2020
VER MAIS
TRANSFERÊNCIAS NA DIOCESE: 2020 será um ano de poucas mudanças
Sexta-Feira, 27 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Confraternização dos colaboradores da Cúria Diocesana
Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Natal dos Pobres da Fraternidade
Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019
VER MAIS
PASCOM completa 8 anos na Diocese
Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Mais de 1000 mulheres participam do 2º Kairós Feminino
Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Padre João Donisetti é nomeado tesoureiro da ASPRECAM
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Apostolado da Oração completa 175 anos
Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Dom Bruno recebe visita do prefeito de Campo Mourão
Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019
VER MAIS
CNBB lança clipe da Campanha da Fraternidade 2020
Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2019
VER MAIS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 PRÓXIMO ARQUIVO DE NOTÍCIAS
DIREITOS RESERVADOS - DIOCESE DE CAMPO MOURÃO - 2012
DESENVOLVIDO POR: